|
Colegas de treino, chegaram ambos à meia-final.
João Almeida e Rasul Dabó já ultrapassaram a primeira prova dos 110 metros barreiras e com Almeida perto dos mínimos olímpicos…
O barreirista João Almeida teve uma prestação ao melhor nível, depois de uma época onde maioritariamente competiu acima dos 14 segundos. O português fez uma prova muito forte, terminando em lugar de qualificação direta sem sombra para dúvidas, com o 13,63 segundos a permitirem-lhe o terceiro lugar, um novo recorde pessoal que fica a um centésimo no recorde nacional e a três centésimos dos mínimos para os Jogos Olímpicos. ”Uma estreia no Europeu logo com boa marca é um bom indício”, disse João Almeida, visivelmente feliz. O barreirista sportinguista que trocou de treinador há cerca de um mês já vê os resultados da mudança, ele que agora treina em conjunto com Rasul Dabó. ”Às vezes quebrar a rotina tem os seus benefícios. A motivação e a dedicação no treino é sempre importante”, considerou João Almeida como fatores de melhoria do seu registo. Agora na meia-final o objetivo do português é o recorde pessoal, até porque a sua convicção é forte, quanto ao fim do atual recorde nacional em Helsínquia : ”Se tudo correr bem o recorde será ultrapassado ou por mim ou pelo Rasul”.
Na última série foi Rasul Dabó a competir, ele que andou aos encontrões com o atleta da pista do lado, o britânico Richard Alleyne, acabando os dois juntos na linha final. Prevaleceu o português, com o tempo de 14,00 segundos, no quarto e último lugar de qualificação direta. O atleta admite que nesta prova acabaria por correr no limite da possibilidade da qualificação, depois também de uma má arrancada dos blocos de partida. Atingiu assim o seu objetivo, chegar à meia-final, agora pensando nos mínimos olímpicos que já persegue há um mês. Colegas de quarto em Helsínquia, João Almeida e Rasul Dabó almejam agora mínimos e recorde. ”Nós temos conversado muito sobre isso”, conclui Rasul Dabó.
O mais rápido hoje, nesta primeira ronda, foi o russo Sergey Shubenkov (13,28 segundos). A meia-final e final terão disputa só amanhã, com a meia-final a disputar-se às 14:35 (hora portuguesa).
RESULTADOS:
1. Sergey Shubenkov (Rússia) – 13,28
2. Garfield Darien (França) – 13.46
3. Artur Noga (Polónia) – 13,49
(…)
11. João Almeida (Portugal) – 13,63
25. Rasul Dabo (Portugal) – 14,00
Enviado Especial : Edgar Barreira
|