Sete portugueses em ação no terceiro dia.
Tal como hoje, amanhã Portugal terá sete atletas em ação e novamente com pelo menos uma medalha em vista.
Hoje o bronze de Sara Moreira iniciou as medalhas nacionais que poderão amanhã ter a devida continuação, se Marco Fortes ou Patrícia Mamona conseguirem a superação que pode ser esperada. A verdade é que nenhum deles assumiu perfeitamente a medalha, como Sara Moreira o tinha feito, mas por outro lado a verdade é que ambos acabam por ter capacidades reais de o fazer…Na hora portuguesa o atletismo nacional voltará a realizar-se cedo, a partir das 7:45, com a estreante Mónica Lopes.
MARCO FORTES É CAPITÃO ATÉ PARA UMA EVENTUAL MEDALHA
O exemplo no setor masculino, onde é capitão, poderá ser dado amanhã por Marco Fortes, desde que para isso lance mais longe do que a pressão da qualificação lhe permitiu. O português será o sexto atleta a lançar, sendo o segundo atleta com melhor marca na lista de inscritos, atrás do favorito David Storl (Alemanha). A final será às 19:20 horas, na hora portuguesa e será a partir daí que o português tentará desenvolver a possibilidade de medalha, uma possibilidade difícil em qualquer dos casos…
Quem voltará à competição, depois de uma campanha bem sucedida nos 100 metros, será Arnaldo Abrantes. O velocista nacional estará na primeira ronda dos 200 metros, indo na terceira série, na terceira pista, com a terceira pior marca entre os inscritos. Passam à meia-final os quatro melhores de cada série e os quatro melhores tempos e, neste quadro, não será descabido pensar em Arnaldo Abrantes a garantir uma meia-final, principalmente se pensarmos que dos inscritos é o que tem o segundo melhor recorde pessoal (20,48 segundos).
No salto em comprimento estará Marcos Chuva, atleta que tem-se batido com uma pubalgia, à qual só poderá dar devida atenção após os Jogos Olímpicos. Desta forma controlada o saltador é, na mesma, um forte candidato à final, tendo de saltar 8.05 metros para garantir passagem direta ou ser um dos 12 melhores na qualificação. O português estará a participar no grupo B, sendo o 12º atleta na ordem de salto.
NO TRIPLO SALTO PATRÍCIA MAMONA PODE SER A OUTSIDER…
Apesar de conhecida no meio, Patrícia Mamona ainda não conseguiu a afirmação internacional e na final de triplo salto de amanhã poderá tentar inverter essa tendência, depois de uma qualificação onde o recorde nacional ficaria próximo, caso o vento o tornasse possível. Amanhã será a 11ª a saltar, pelo menos até ao terceiro salto e é de todas a que tem pior marca nesta temporada, o que a pode transformar numa perfeita outsider. Esta será a segunda final consecutiva, depois de há dois anos, em Barcelona, ter sido finalista.
Mónica Lopes, nos 100 metros barreiras, será estreante nesta seleção e, também por isso, dela não se esperará o céu. A portuguesa que correu este ano em 13,65 segundos é a atleta com pior tempo da sua série, pelo que a melhoria do seu registo do ano poder já ser um excelente prémio da sua participação.
No lançamento do martelo, esta também longe da forma da época passada, Vânia Silva terá uma importante observação para os Jogos Olímpicos, participando no grupo A, sendo última a lançar. Tal como Mónica Lopes parte com a pior marca deste grupo e terá a difícil tarefa de ser uma das doze melhores, para tentar a final. Por outro lado os Jogos Olímpicos são importantes para a portuguesa, que terá em Helsínquia a possibilidade de se aproximar dos registos de há um ano.
Sónia Tavares, como Arnaldo Abrantes, tem amanhã a sua abertura nos 200 metros, uma prova onde potencialmente terá mais hipóteses de passagem à fase seguinte, apesar de entre as seis atletas presentes na terceira série, ser o pior tempo deste ano, ainda que com um recorde pessoal mais positivo. Passando as quatro primeiras atletas diretamente, Sónia Tavares terá o objetivo de deixar para trás duas adversárias, o que pode perfeitamente acontecer.
HORÁRIO DOS PORTUGUESES – DIA 3 (hora portuguesa)
07:45 – 100 m Barr. Feminino (Ronda 1 – 1) – Mónica Lopes
09:35 – Lançamento do Martelo Feminino (Qualificação – A) – Vânia Silva
10:46 – 200 m Masculino (Ronda 1 – 3) – Arnaldo Abrantes
11:40 – Salto em Comprimento Masculino (Qualificação – B) – Marcos Chuva
11:51 – 200 m Feminino (Ronda 1 – 3) – Sónia Tavares
18:25 – 200 m Masculino (Meia-Final) – Arnaldo Abrantes (?)
18:55 – 200 m Feminino (Meia-Final) – Sónia Tavares (?)
19:00 – Triplo Salto Feminino (Final) – Patrícia Mamona
19:20 – Lançamento do Peso Masculino (Final) – Marco Fortes
|