Sete portugueses em ação no segundo dia.
Depois deste primeiro dia só ter uma final, o segundo dia terá seis finais e numa delas a possibilidade de uma medalha portuguesa, os 5000 metros femininos.
Depois de um primeiro dia animado, onde dez portugueses estiveram em ação, Portugal voltará a ter vários atletas a competir no dia de amanhã. Serão um total de sete atletas em competição e logo a partir da segunda prova do programa (07:05 horas em Portugal), o salto com vara feminino. Poderá bem ser um dia de memória e também um dia de definição de lugares para os Jogos Olímpicos.
APENAS JORGE PAULA E MARCOS CALDEIRA EM MASCULINOS
O setor masculino estará desfalcado neste segundo dia, depois de Arnaldo Abrantes não alcançar a final dos 100 metros, como aliás seria esperado, além da não qualificação para a meia final dos 400 metros barreiras de Ricardo Lima ou João Ferreira. A representar Portugal nos 400 metros barreiras só Jorge Paula, que poderá tentar aproximar-se dos 50 segundos, embora quase impossível pareça a sua passagem à final do evento. Partirá, contudo, na pista 5, mas terá três atletas que este ano já baixaram dos 50 segundos : Adrien Clemenceau (49,84), Rhys Williams (49,45) e Michael Bultheel (49,60). A passagem à final ou com um dos dois primeiros lugares de série ou com um dos dois melhores tempos restantes.
Merecendo a convocatória por parte do selecionador, Marcos Caldeira estará amanhã na qualificação do triplo salto, calhando no grupo B, o grupo que hoje teve direito a mais vento favorável e que, no caso de ter condições semelhantes às de hoje, poderão beneficiar o atleta português. A qualificação direta será feita a partir dos 16.75 metros, sendo qualificados os 12 primeiros atletas. Se por um lado é difícil a qualificação, por outro esta será uma boa oportunidade para o saltador se apresentar num bom momento de forma.
SARA MOREIRA NA BUSCA DA MEDALHA…VERA BARBOSA NA BUSCA DA FINAL
Será a primeira final de um português em Helsínquia e logo de Sara Moreira, que é a líder entre as inscritas e tem, pelo menos, a medalha de Bronze para defender, a alcançada em Barcelona há dois anos. Desta vez não terá a oposição das duas turcas que a superaram em Barcelona, mas terá outras oposições, que numa prova de 5000 metros poderão aparecer de vários lados. A portuguesa assume a vontade da medalha, falta perceber se a Finlândia fica na memória do atletismo nacional.
Quem também terá uma prova de fogo é Vera Barbosa, que hoje assumiu a vontade de estar na final dos 400 metros barreiras, depois de ter alcançado novo recorde nacional, por um centésimo. Novamente a pista 7 receberá a portuguesa, para mais uma corrida que se quererá rápida para a passagem à fase seguinte. A passagem direta acontecerá se for uma das três primeiras, mas a portuguesa tem o quarto tempo entre a sua série, podendo ainda contar com a repescagem de dois tempos, embora a primeira meia-final seja potencialmente mais rápida que a segunda meia-final, onde irá a portuguesa.
Leonor Tavares começará o seu Europeu na qualificação do salto com vara, uma qualificação que não se espera simples para a portuguesa que tem tido dificuldade em superar mais do que 4.30 metros, quando a marca de qualificação direta é de 4.45 metros. Em Barcelona não foi além dos 4.05 metros na qualificação, como será em Helsínquia?
Nos 3000 metros obstáculos estarão duas atletas a lutar pelos Jogos Olímpicos. Clarisse Cruz será a primeira a entrar em ação, ela que já possui mínimos ‘B’, mas lutando pelo mínimo ‘A’. Tem seis atletas melhores este ano inscritas para a primeira meia-final, só passando quatro diretamente embora, já se saiba, a qualificação vá ser corrida em ritmos mais lentos. Já Carla Salomé Rocha fez o seu melhor este ano, num tempo de 9.51,91 minutos e deverá tentar em Helsínquia a melhoria de marca que, em extremo poderá chegar ao mínimo olímpico (fixado em 9.42,50 minutos).
HORÁRIO DOS PORTUGUESES – DIA 2(hora portuguesa)
07:05 – Vara Feminina (Qual – B) – Leonor Tavares
08:38 – 400 m Barr. Feminino (Meia-Final – 2) – Vera Barbosa
09:40 – 3000 m Obst. Feminino (Meia-Final – 1) – Clarisse Cruz
09:55 – 3000 m Obst. Feminino (Meia-Final – 2) – Carla Salomé Rocha
10:20 – Triplo Salto Masculino (Qual – B) – Marcos Caldeira
11:31 – 400 m Barr. Masculino (Meia-Final – 3) – Jorge Paula
15:35 – 5000 m (Final) – Sara Moreira
Enviado Especial : Edgar Barreira
|