[EURO12] Sara Moreira defenderá medalha

Quarta, 27 Junho 2012
[EURO12] Sara Moreira defenderá medalha

Sete portugueses em ação no segundo dia.

Depois deste primeiro dia só ter uma final, o segundo dia terá seis finais e numa delas a possibilidade de uma medalha portuguesa, os 5000 metros femininos.  

Depois de um primeiro dia animado, onde dez portugueses estiveram em ação, Portugal voltará a ter vários atletas a competir no dia de amanhã. Serão um total de sete atletas em competição e logo a partir da segunda prova do programa (07:05 horas em Portugal), o salto com vara feminino. Poderá bem ser um dia de memória e também um dia de definição de lugares para os Jogos Olímpicos.

APENAS JORGE PAULA E MARCOS CALDEIRA EM MASCULINOS

O setor masculino estará desfalcado neste segundo dia, depois de Arnaldo Abrantes não alcançar a final dos 100 metros, como aliás seria esperado, além da não qualificação para a meia final dos 400 metros barreiras de Ricardo Lima ou João Ferreira. A representar Portugal nos 400 metros barreiras só Jorge Paula, que poderá tentar aproximar-se dos 50 segundos, embora quase impossível pareça a sua passagem à final do evento. Partirá, contudo, na pista 5, mas terá três atletas que este ano já baixaram dos 50 segundos : Adrien Clemenceau (49,84), Rhys Williams (49,45) e Michael Bultheel (49,60). A passagem à final ou com um dos dois primeiros lugares de série ou com um dos dois melhores tempos restantes.

Merecendo a convocatória por parte do selecionador, Marcos Caldeira estará amanhã na qualificação do triplo salto, calhando no grupo B, o grupo que hoje teve direito a mais vento favorável e que, no caso de ter condições semelhantes às de hoje, poderão beneficiar o atleta português. A qualificação direta será feita a partir dos 16.75 metros, sendo qualificados os 12 primeiros atletas. Se por um lado é difícil a qualificação, por outro esta será uma boa oportunidade para o saltador se apresentar num bom momento de forma.

SARA MOREIRA NA BUSCA DA MEDALHA…VERA BARBOSA NA BUSCA DA FINAL

Será a primeira final de um português em Helsínquia e logo de Sara Moreira, que é a líder entre as inscritas e tem, pelo menos, a medalha de Bronze para defender, a alcançada em Barcelona há dois anos. Desta vez não terá a oposição das duas turcas que a superaram em Barcelona, mas terá outras oposições, que numa prova de 5000 metros poderão aparecer de vários lados. A portuguesa assume a vontade da medalha, falta perceber se a Finlândia fica na memória do atletismo nacional.

Quem também terá uma prova de fogo é Vera Barbosa, que hoje assumiu a vontade de estar na final dos 400 metros barreiras, depois de ter alcançado novo recorde nacional, por um centésimo. Novamente a pista 7 receberá a portuguesa, para mais uma corrida que se quererá rápida para a passagem à fase seguinte. A passagem direta acontecerá se for uma das três primeiras, mas a portuguesa tem o quarto tempo entre a sua série, podendo ainda contar com a repescagem de dois tempos, embora a primeira meia-final seja potencialmente mais rápida que a segunda meia-final, onde irá a portuguesa. Leonor Tavares começará o seu Europeu na qualificação do salto com vara, uma qualificação que não se espera simples para a portuguesa que tem tido dificuldade em superar mais do que 4.30 metros, quando a marca de qualificação direta é de 4.45 metros. Em Barcelona não foi além dos 4.05 metros na qualificação, como será em Helsínquia?

Nos 3000 metros obstáculos estarão duas atletas a lutar pelos Jogos Olímpicos. Clarisse Cruz será a primeira a entrar em ação, ela que já possui mínimos ‘B’, mas lutando pelo mínimo ‘A’. Tem seis atletas melhores este ano inscritas para a primeira meia-final, só passando quatro diretamente embora, já se saiba, a qualificação vá ser corrida em ritmos mais lentos. Já Carla Salomé Rocha fez o seu melhor este ano, num tempo de 9.51,91 minutos e deverá tentar em Helsínquia a melhoria de marca que, em extremo poderá chegar ao mínimo olímpico (fixado em 9.42,50 minutos).

HORÁRIO DOS PORTUGUESES – DIA 2(hora portuguesa)
07:05 – Vara Feminina (Qual – B) – Leonor Tavares
08:38 – 400 m Barr. Feminino (Meia-Final – 2) – Vera Barbosa
09:40 – 3000 m Obst. Feminino (Meia-Final – 1) – Clarisse Cruz
09:55 – 3000 m Obst. Feminino (Meia-Final – 2) – Carla Salomé Rocha
10:20 – Triplo Salto Masculino (Qual – B) – Marcos Caldeira
11:31 – 400 m Barr. Masculino (Meia-Final – 3) – Jorge Paula
15:35 – 5000 m (Final) – Sara Moreira

Enviado Especial : Edgar Barreira

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2