|
Novo recorde nacional para Vera Barbosa.
Foi uma excelente primeira ronda para Vera Barbosa, que na pista exterior teve de dar tudo para garantir passagem à meia-final e…chegou ao recorde.
Foi um excelente fim de sessão matinal, apesar da prova já se realizar às 14:30 horas locais, para as cores nacionais. Vera Barbosa era favorita à passagem para a fase seguinte e agarrou esse facto com “unhas e dentes” fazendo uma prova bastante forte, sempre com as suas adversárias nas costas. . ”Sabia que ia por fora e tinha de arriscar”, justifica sobre a sua corrida rápida, chegando ao final visivelmente cansada. Para quem quis ver as adversárias pelas costas, conseguiu chegar ao feito de só duas chegarem na sua frente : a romena Angela Morosanu (55,37) e a belga Elodie Ouédraogo (55,39). A portuguesa chegaria em terceiro lugar, em 55,80 segundos, um novo recorde pessoal que supera o anterior por um centésimo. O anterior recorde tinha sido alcançado na época passada, no Europeu de Sub-23.
”Sentia-me bem, era questão da marca sair, faltava-me a competitividade, faltava a prova ideal”, disse Vera Barbosa no final, já esperando que uma boa marca acontecesse nos tempos mais recentes. Agora que o recorde e presença na meia-final saíram, a atleta espera a passagem à final para sair totalmente feliz de Helsínquia, tendo para isso que ser uma das três primeiras classificadas de série ou esperar ser um dos restantes dois melhores tempos. É, no fundo, uma aspiração justa, atendendo à quinta melhor marca desta primeira ronda. A meia-final terá lugar amanhã, a partir das 08:30 (hora portuguesa).
A série de hoje, da portuguesa, foi mesmo das mais rápidas, embora a mais rápida desta sessão tenha sido a checa Zuzana Hejnová, que correu em 55,24 segundos, numa qualificação que foi bastante rápida. Só as duas primeiras séries foram corridas com o Sol ainda no céu, com as duas séries seguintes a serem corridas debaixo de chuva, os primeiros pingos que caíram neste Europeu. É caso para se considerar que finalmente começou o Europeu em Helsínquia, não fosse esta uma cidade já habituada a “regar” as grandes competições…
RESULTADOS (400 m Barr F – Ronda 1)
1. Zuzana Hejnová (Rep. Checa) – 55,24
2. Angela Morosanu (Roménia) – 55,37
3. Elodie Ouédraogo (Bélgica) – 55,39
(…)
5. Vera Barbosa (Portugal) – 55,80 RN
Enviado Especial : Edgar Barreira
|