[EURO12] Mamona na final à primeira

Quarta, 27 Junho 2012
[EURO12] Mamona na final à primeira

Susana Costa ficou a um lugar da qualificação.

A qualificação do triplo salto feminino teve hoje duas portuguesas, com Patrícia Mamona a surpreender-se a sim mesmo com um primeiro salto bastante longo… 

O triplo salto, disputado em dois grupos distintos, foi também um concurso de alguma injustiça geral, se considerados os ventos que bafejaram mais o grupo B para bons saltos do que o grupo A, embora curiosamente tenha sido no grupo A que a melhor marca foi alcançada, através de Olha Saladuha (14.77 metros). A portuguesa Patrícia Mamona foi feliz logo no primeiro ensaio, não só pelo vento a soprar positivamente a 3 metros por segundo, mas também pelo salto descontraído que conseguiu desenvolver. Os 14.41 metros ficaram a um centímetro do recorde português, mesmo que ventosos e mostraram ao selecionador nacional, que esteve junto do concurso, que Patrícia Mamona poderá ser boa opção para Londres. A portuguesa considerou a pista rápida e mais uma vez mostrou-se uma atleta de grandes campeonatos: ”Eu sou uma pessoa muito competitiva e o importante para mim é estar bem nas grandes competições”. Para a final tudo dependerá, mas se há dois anos o 8º lugar foi surpresa, este ano a portuguesa poderá superar a fasquia, embora hoje na qualificação as 12 primeiras classificadas tenham saltado acima dos 14 metros, quando a qualificação direta era a partir dos 14.20 metros.

Já Susana Costa não pode considerar que tenha tido idêntica sorte, com a atleta a ficar no 13º lugar, a um lugar da final. Começou com 13.64 metros, fazendo nulo no segundo salto e ampliando para 13.99 metros a sua qualificação. Apesar do bom registo (este regulamentar), Susana Costa acabaria por não alcançar a final por nove centímetros, muito por culpa da francesa Françoise Mbango, que só no último salto chegou à qualificação direta. A atleta portuguesa estava, no final, conformada com o resultado, considerando ter feito o seu melhor, até porque o Europeu deste ano era um dos principais objetivos. Também por isso encara os Jogos Olímpicos com naturalidade, não esquecendo a possibilidade de mínimo e lembrando o Campeonato de Portugal. ”O objetivo era estar aqui e a partir daí o que vier é bom”, finalizou a portuguesa que pode ainda chegar a um bom registo pessoal nesta época.

A final do triplo salto terá lugar dentro de dois dias e terá a presença da portuguesa Patrícia Mamona. Esta pode ser uma final bastante homogénea e, por isso, competitiva, embora pareça claramente que a campeã mundial Olha Saladuha está furos acima em relação às suas adversárias, aumentando assim o seu estatuto de favorita.

RESULTADOS (Triplo – Qualificação):
1. Olha Saladuha (Ucrânia) – 14.77
2. Patrícia Mamona (Portugal) – 14.41
3. Françoise Mbango (França) – 14.38
(…)
13. Susana Costa (Portugal) – 13.99

Enviado Especial : Edgar Barreira

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2