[EURO12] Marco qualifica-se no limite
|
|
Terça, 26 Junho 2012 |
|
Português passou à final “em serviços mínimos”.
Na qualificação de lançamento do peso o português Marco Fortes teve que se inspirar para um último ensaio que cumpriu a necessidade de ficar entre os 12 primeiros.
Não foi fácil o concurso de qualificação de Marco Fortes para chegar à final do lançamento do peso. O português acabaria por sofrer a bom sofrer para garantir a passagem à final e teve de chegar o último ensaio para conseguir estar acima da marca que considerava ser suficiente para a final, os 19.60 metros. O português iniciou o concurso a 19.15 metros, baixando de seguida para 18.84 metros.
Estas marcas não serviriam o atleta nacional, que precisou de entrar naquilo que designou por ‘dinâmica’. Acabaria por chegar a 19.66 metros no último ensaio, o que o fez chegar a um resultado que já lhe serviria os propósitos de passagem à final. ”No último lançamento já consegui ganhar alguma dinâmica”, referiu-se Marco Fortes ao facto de ter conseguido uma marca mais dentro das suas medidas habituais. O português acabaria por ficar longe dos 20.30 metros exigidos como marca de qualificação direta, mas hoje só dois atletas ultrapassaram esse registo : o holandês Rutger Smith (20.55) e o alemão David Storl (20.30).
Quanto à final, que se realizará dentro de dois dias, o português expressa a ambição de lançar longe, porque “se conseguir lançar longe, consigo chegar ao pódio”. O atleta, que só aponta o seu melhor momento de forma para os Jogos Olímpicos deste ano, considera assim que hoje cumpriu os ”serviços mínimos”, numa qualificação que considera ser de maior pressão que a final, onde espera sentir-se bastante melhor.
No global o português acabaria 8º classificado da qualificação, ficando atrás de atletas que à partida conseguirá ultrapassar na final, com seis lançamentos e sem a pressão da não qualificação. O último qualificado foi o húngaro Lajos Kurthy, com 19.48 metros.
RESULTADOS (Peso – Qualificação):
1. Rutger Smith (Holanda) – 20.55
2. David Storl (Alemanha) – 20.30
3. Antonín Zalsky (Rep. Checa) – 19.94
…
8. Marco Fortes (Portugal) – 19.66
Enviado Especial : Edgar Barreira
|