[EURO12] Dez portugueses a abrir

Terça, 26 Junho 2012
[EURO12] Dez portugueses a abrir

Qualificações abrem o Europeu de ar livre.

No primeiro dia de competições Portugal apresenta um total de dez atletas, com dois a terem a possibilidade de estar numa meia-final. Antes do Europeu de futebol, o Europeu de atletismo será notícia… 

No primeiro dia do Europeu de ar livre serão dez os atletas portugueses a entrarem em ação, nove deles na sessão matinal. Marco Fortes (peso) e Sónia Tavares (100 metros) são os atletas que abrem a participação nacional em ambos os géneros. A jornada terminará bem antes da meia-final do Europeu de futebol, não perturbando desta forma o acompanhamento da emissão deste primeiro dia de Europeu e no caso nacional a maioria da participação acaba mesmo por ocorrer na sessão matinal…

MARCO FORTES TENTARÁ UMA QUALIFICAÇÃO TRANQUILA

Amanhã o lançador Marco Fortes será o primeiro português em ação, na terceira prova a ter começo na sessão matinal. Será o 12º a lançar, entre os 13 participantes do Grupo B, além dos 13 participantes do Grupo A. Com 20.30 metros Fortes passa diretamente à final, caso contrário terá de ser um dos 12 melhores na qualificação, ele que tem estatuto de favorito às medalhas, a julgar pelo ranking do ano.

Nos 400 metros barreiras, três portugueses estarão presentes, numa prova que terá uma primeira ronda com seis séries. Aqui passarão diretamente os três melhores de cada série e ainda as restantes seis melhores marcas, o que traz uma tarefa relativamente dificuldade às aspirações nacionais. O primeiro a entrar em ação será João Ferreira, na segunda série, onde só um dos atletas presentes tem pior marca que o português nesta época. Na terceira série seguirá Ricardo Lima, que terá a possibilidade de correr na pista 4, embora também aqui seja difícil a sua passagem direta à fase seguinte. Jorge Paula também estará no mesmo corredor que Lima, mas na quinta série, sendo eventualmente dos três o que tem a série mais facilitada relativamente à sua marca, ainda assim longe de ser uma passagem certa.

Meia-hora depois entrará em ação Arnaldo Abrantes, nos 100 metros, na segunda série da primeira ronda, onde dos sete participantes é o segundo com pior marca, com um sistema de qualificação que apura os quatro primeiros de cada série, um cenário que não se afigura pacífico para o português. Na sessão da tarde o único atleta português garantido é Alberto Paulo, ele que é uma aposta do selecionador nacional, depois da saída de uma lesão que lhe limitou a preparação da época de ar livre. Nos 3000 metros obstáculo o português terá a presença do campeão de há dois anos, o francês Mahiedine Mekhissi-Benabbad. A passagem direta faz-se com os quatro melhores de cada série, sobrando sete lugares por repescagem…

VERA BARBOSA É MAIS CANDIDATA QUE RESTANTES PARA PASSAGEM A FASE SEGUINTE

Sónia Tavares iniciará a participação feminina, com a primeira ronda dos 100 metros. A velocista nacional tentará chegar à meia-final (que se disputa no fim do dia), mas para isso terá de tentar ser uma das três melhores de série ou ser repescada pelos restantes quatro melhores tempos. À partida não é uma tarefa que se afigure fácil, mas por outro lado a velocista nacional já tem provado que tarefas impossíveis não existem…

Divididas pelos dois grupos de qualificação, Susana Costa (Grupo A) e Patrícia Mamona (Grupo B) estarão a lutar ou pelos 14.20 metros, marca de qualificação direta, ou por um dos 12 primeiros lugares entre os dois grupos. Dependerá das mesmas a arte e o engenho de tal feito, sendo que Mamona já sentiu à passagem à final há dois anos, em Barcelona. Susana saltará em primeiro na ordem do grupo A, Patrícia Mamona será a sexta a saltar no grupo B.

Nos 400 metros barreira estará Vera Barbosa, numa missão que até parece bastante possível no que toca à passagem à fase seguinte. A portuguesa tem o terceiro melhor tempo da primeira série, precisando apenas de ser uma das três primeiras ou, caso corra mal, esperar pela repescagem por tempos. Tem contra si a partida na pista 7, o que lhe dificultará o controlo das suas adversárias, até à entrada na última curva…

O DIA DOS PORTUGUESES (dia 1) – hora portuguesa:
07:45 – Peso Masculino (Qual-B) – Marco Fortes
08:00 – 100 m Feminino (Ronda 1 – 1) – Sónia Tavares
08:57 – 400 m Barr. Masculino (Ronda 1 – 2) – João Ferreira
09:04 – 400 m Barr. Masculinos (Ronda 1 -3) – Ricardo Lima
09:18 – 400 m Barr. Masculinos (Ronda 1 – 5) – Jorge Paula
09:48 – 100 m Masculinos (Ronda 1 – 2) – Arnaldo Abrantes
10:25 – Triplo Salto Feminino (Qualificação A/B) – Susana Costa e Patrícia Mamona
12:30 – 400 m Barr. Femininos (Ronda 1 – 1) – Vera Barbosa
16:30 – 3000 m Obst. Masculinos (Ronda 1 – 1) – Alberto Paulo
18:05 – 100 m Feminino (Meia-Final) – Sónia Tavares (?)
18:20 – 100 m Masculino (Meia-Final) – Arnaldo Abrantes (?)

Enviado Especial : Edgar Barreira (texto)

| Mais


Comentarios (2)add feed
... : ???
escusada a referência a outros tipos de eventos...com muito respeito por eles, mas penso que um europeu de futebol em nada atrapalhava o acompanhamento dum europeu de atletismo para um site de atletismo...
Junho 27, 2012
... : !!!
Completamente inoportuno esse comentário!!! Não se mistura água com vinho. Uma coisa é um desporto com palmarés activo, outra coisa.... é o futebol que nunca deu absolutamente nada ao pais.

FORÇA PORTUGAL!!! (atletismo)
Junho 27, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2