Foram hoje conhecidos os capitães portugueses.
A Federação Portuguesa de Atletismo divulgou hoje os capitães da equipa nacional que estará em Helsínquia, no Europeu, a partir do próximo dia 27.
Com 38 anos a algarvia Ana Dias é a atleta mais velha entre os atletas nacionais que no próximo Europeu participarão com as cores nacionais. Será a sua quarta participação em Europeus, participações que foram consecutivas desde 2002, altura em que correu os 10000 metros, tendo abordado a Maratona nas duas edições seguintes. Em 2012 regressará aos 10000 metros, neste que deverá ser o seu último ano na Alta Competição. A quarta participação permitir-lhe-à ser uma das três atletas com esse feito, a par de João Vieira e Susana Vieira, que por ausência das suas provas não estarão em Helsínquia. Só Fernanda Ribeiro supera o restrito grupo que possui quatro participações, com seis presenças em Europeus...Desta forma a chamada a capitã de equipa, estatuto que já agarrou noutros momentos, é assim um reconhecimento pela carreira de Ana Dias e também o carisma que tem entre os atletas internacionais portugueses.
No caso de Marco Fortes, encarará uma função que afinal já nem lhe é alheia, tendo já funcionado como capitão no seu clube, o Benfica. Hoje o lançador de peso, que fará este ano o seu segundo Europeu, considerava sentir-se à vontade com a restante equipa : ”são gerações com as quais tenho muito contacto e convívio. É uma enorme honra ser capitão desta equipa”. Com 29 anos, fazendo os 30 anos ainda este ano, Marco Fortes poderá aspirar a um lugar bem diferente do obtido em 2010, quando em Barcelona não conseguiu ser melhor que o 13º classificado, não passando à final. Este ano é terceiro entre os inscritos e, por isso, um dos principais candidatos a bom resultado na comitiva nacional. ”Sou um dos atletas em que o ranking pode dizer muita coisa. Tenho esperanças de estar a esse nível”, diz Marco Fortes, alertando para a necessidade de pensar passo a passo : ”Primeiro tenho de concentrar-me na qualificação e depois é hora de provar quem tem qualidade de ir ao pódio”.
Ana Dias (em femininos) e Marco Fortes (em masculinos) são assim os capitães de uma comitiva que é das mais extensas de sempre em Europeus, o que até poderia ser superior caso as provas acima dos 10000 metros fossem consideradas.
|