Novo recorde de atletas nas provas do Porto.
A Corrida de São João voltou a ser o pretexto de festejar no Porto e o número de atletas presentes representou isso mesmo, a vontade de festejar, a correr.
Ontem, dia 17 de Junho, realizou-se mais uma Corrida de S. João na zona da foz. A prova principal, com 15 quilómetrs, teve partida e chegada na Praceta do Molhe, na Avenida Brasil pelas 10:30 horas. Simultaneamente decorreu uma mini-caminhada com partida e chegada no mesmo local mas com apenas 5 quilómetros de distância. Este evento englobou ainda uma prova no dia anterior (sábado, dia 16 às 15:30) a prova dos Mini-Campeões, uma competição para as diferentes categorias de jovens e que decorreu junto à praia do Homem do Leme.
Na edição deste ano, a organização apostou em atletas de elite portugueses uma vez que desde 1980 que o domínio tem sido africano. Assim, a vitória ficou nas mãos de Rui Pedro Silva, que o ano passado fora o primeiro português, tendo ficado em 4º lugar e de Sara Moreira (Maratona) que se encontra em preparação para os 5000 metros do Europeu de Ar Livre. Em femininos, a vitória acabou por ser mais fácil pois Sara Moreira deu quase dois minutos de vantagem à sua colega de equipa Leonor Carneiro. Jéssica Augusto fechou o pódio e ficou a 1.24 minuto da segunda classificada. Em masculinos, Rui Pedro Silva teve mais dificuldades em ganhar, apesar de ser a única vez que competiu apenas com atletas portugueses. Aos 5 quilómetros assumiu a liderança da prova com Paulo Gomes e Ricardo Ribas (Maratona), mas apenas aos 11 quilómetros atacou e acabou por vencer.
A prova foi organizada pela RunPorto e contou com novo recorde de participação, tendo contando com 2486 atletas chegados à meta, mais 452 que o anterior recorde batido em 2002. Os apoios angariados por esta prova reverteram para a ADDIM-Associação Democrática de Defesa dos Interesses e da Igualdade da Mulheres.
RESULTADOS
Feminino
1. Sara Moreira (Maratona CP) – 49.32
2. Leonor Carneiro (Maratona CP) - 51.26
3. Jéssica Augusto (Individual) – 52.50
4. Doroteia Peixoto (JOANE) – 54.29
5. Joana Nunes (ADERCUS) – 56.06
Masculinos
1. Rui Pedro Silva (Individual) – 45.41
2. Paulo Gomes (Individual) – 46.14
3. Ricardo Ribas (Maratona CP) – 46.37
4. Luís Feiteira (Individual) – 47.06
5. Rui Teixeira (Maratona CP) – 47.11
|