Ricardo Lima garante Europeu

Domingo, 17 Junho 2012
Ricardo Lima garante Europeu

Barreirista foi hoje destaque nas provas de observação.

Hoje decorreram provas de observação no Estádio Universitário de Lisboa, com algumas surpresas bastante positivas. 

Valeram a pena as provas de observação hoje promovidas pela Federação Portuguesa de Atletismo, provas que contaram com a presença de alguns dos melhores atletas nacionais, além da realização de provas de estafeta de preparação.

O resultado mais positivo acabaria por ser o de Ricardo Lima (Sporting), que depois de ontem falhar os mínimos no meeting de Lisboa, redimiu-se hoje, agradecendo também à maior competitividade pela presença de Jorge Paula (Benfica). O barreirista sportinguista correu em 50,84 segundos, bastante abaixo do mínimo, vencendo inclusivamente a Jorge Paula. No final o atleta, agora polícia de profissão, estava radiante : ”Já andava há algum tempo a perseguir esta marca”. O atleta falava, momentos antos de regressar à esquadra onde é polícia a tempo inteiro, mas considerou que a sua profissão não é impeditivo para a sua carreira no atletismo (em breve a entrevista completa com Ricardo Lima). Desta forma Portugal deverá apresentar três atletas aos 400 metros barreiras, em Helsínquia. Quem também hoje melhorou o registo foi Dário Manso (Sporting), que no lançamento do martelo obteve 71.71 metros, ainda que a mais de dois metros do Europeu deste ano. Nos 800 metros masculinos a batalha foi intensa e Miguel Moreira (Benfica) acabaria mesmo por triunfar sobre Hélio Gomes (Sporting), com o registo de 1.49,09 minuto, um bom resultado para o meio-fundista. Esta prova contou com três atletas abaixo de 1.50 minuto e ainda contou com os mínimos para o Mundial de Juniores por parte de Guilherme Pinto (Sporting), que correu em 1.50,64 minuto. No salto com vara Edi Maia (Sporting) tentou o recorde nacional, mas acabaria por terminar com a última fasquia ultrapassada, a 5.45 metros. No final da jornada quem ia surpreendendo tudo e todos foi David Lima (Sporting), que depois de vencer Arnaldo Abrantes no Nacional de Clubes correu hoje em 20,60 segundos, infelizmente com vento ligeiramente anti-regulamentar (soprava a 2.2 m/s). Se a marca fosse validada pelo vento, não só constituiria mínimos para o Europeu, como também para os Jogos Olímpicos.

Marta Costa

Do lado feminino Carla Tavares (Sporting) bem podia ter chegado aos mínimos para o Europeu na prova dos 100 metros, mas os 11,61 segundos acabariam por ficar a seis centésimos desses objetivo, que Sónia Tavares (Beira-Mar) voltou a conseguir, ao vencer em 11,56 segundos. Vera Barbosa (Sporting) acabaria por vencer a prova de 400 metros com novo recorde pessoal de 54,05 segundos, prova que tinha importância para decidir que atletas serão convocadas pelo selecionador para a estafetas de 4x400 metros em Helsínquia. Deste modo as quatro mais rápidas correram na mesma série, sendo Vera Barbosa seguida por Carolina Duarte (54,47), Carla Tavares (55,14) e Dorothé Évora (55,19), não sendo certo que esta seja a estafeta convocada para o Europeu. No salto com vara quem somou mais alguns centímetros ao seu recorde pessoal foi Marta Onofre (Sporting), com 4.05 metros, reforçando o facto de ser a quarta melhor portuguesa de sempre. Apesar de ventosa, a prova de Marta Costa (GD Estreito), na prova do salto em comprimento, foi interessante, chegando a 6.30 metros ventosos.

FALTOU ROTINA ÀS ESTAFETAS PRINCIPAIS

Naquilo que era considerado o festival de estafetas, o teste de hoje terá servido para verificar que de facto a estafeta nacional de 4x100 metros masculino ainda terá muito a treinar para Helsínquia, apesar de na equipa de hoje faltar Yazaldes Nascimento, lesionado, tendo sido substituído por Diogo Antunes. Na primeira das tentativas Ricardo Monteiro fez falsa partida, na segunda tentativa, realizada a pedido, falhou a transmissão entre Ricardo Monteiro e Dany Gonçalves. Ao final da jornada a estafeta masculina voltou a encontrar-se, desta feita com o tempo de 40,18 segundos e com a equipa composta por Ricardo Monteiro, Dany Gonçalves, Arnaldo Abrantes e Diogo Antunes. No lado feminino foi realizada apenas uma tentativa, falhada logo na primeira transmissão. Aqui esteve bem a equipa juvenil, composta por Khrystyna Resler, Teresa Carvalho, Joana Costa e Daniela França, ao terminarem em 47,97 segundos a cerca de meio segundo do recorde juvenil.

RESULTADOS:

Masculinos :

200 m – David Lima (Sporting CP) – 20,60 (v. +2.2 m/s)
800 m – Miguel Moreira (SL Benfica) – 1.49,09
110 m Barr – João Almeida (Sporting CP) – 13,91 (v. +2.9 m/s)
400 m Barr – Ricardo Lima (Sporting CP) – 50,84
Vara – Edi Maia (Sporting CP) – 5.45
Comprimento – Marcos Caldeira (SL Benfica) – 7.73 (v.+3.5m/s)
Dardo – Tiago Aperta (SL Benfica) – 69.76
Martelo (6 Kg) – Pedro Santos (NDJ Laranjeiro) – 48.17
Martelo (7.260 Kg) – Dário Manso (Sporting CP) – 71.71
4x100 m (tentativa 1) – Equipa Nacional “B” – 41,04
4x100 m (tentativa 2) – Equipa Nacional “A” – 40,18

Femininos :
100 m (tentativa 1) – Sónia Tavares (Beira-Mar) – 11,56
100 m (tentativa 2) – Sónia Tavares (Beira-Mar) – 11,53 (v. +3.8 m/s)
400 m – Vera Barbosa (Sporting CP) – 54,05
100 m Barr – Andreia Felisberto (JOMA) – 13,57
Vara – Marta Onofre (Sporting CP) – 4.05
Comprimento – Marta Costa (GD Estreito) – 6.30 (v. +4.7 m/s)
Dardo – Sílvia Cruz (Sporting CP) – 49.83
4x100 m – Equipa Nacional “B” – 47,52

Enviado Especial : Edgar Barreira (texto e fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2