Huelva com menos portugueses este ano.
A cidade de Huelva foi o palco do 8º meeting Ibero-americano, onde mais uma vez se reuniu um elenco de luxo. Portugal, ao contrário dos anos anteriores, foi representado por apenas cinco portugueses.
A dois dias da final do Nacional de Clubes e em contraste com o Meeting de Bilbau, que decorreu há dias em Espanha, o Meeting Iberoamericano voltou a mostrar-se como sendo um dos melhores meetings espanhóis, um dia antes de na Venezuela se realizarem os Iberoamericanos. Contudo a proximidade do Nacional de Clubes, onde principalmente no setor masculino tanto Benfica como Sporting estarão equilibrados, levaram a que o melhor dos atletas portugueses ficasse guardado para este fim-de-semana, em Lisboa.
O melhor português em solo espanhol foi o sportinguista Hélio Gomes, que confirmou o mínimo nos 1500 metros para o Europeu de atletismo. O atleta português triunfou na série B e acabaria por bater o seu recorde pessoal, terminando em 3.39,93 minutos. O atleta seguiu sempre na frente do pelotão para na última volta cimentar a vitória sobre o irlandês Rory Chesser, que gastou 3.41,02 minutos. Na mesma prova, João Brás foi sexto classificado, com 3.48,27 minutos, e Hélio Fumo 15º, com 3.52,48 minutos.
Na mesma distância, também na série B, Sandra Teixeira ganhou e colocou a melhor marca nacional do ano em 4.19,59 minutos, um dos seus melhores registos dos últimos anos, mas ainda a mais de sete segundos dos mínimos para o Europeu. Curiosamente na série A a espanhola (de origem portuguesa), Solange Pereira, obteve um novo máximo pessoal de 4.14,07 minutos.
Outros dois portugueses estiveram no meeting: o veterano Carlos Calado foi sétimo no triplo com 15,58 metros (vento: +1,6 m/s) e Pedro Ribeiro desistiu nos 3.000 metros obstáculos.
Destaque ainda para as vitórias de António Reina nos 800 metros (1.45,58) sobre os seus compatriotas da cidade de Sevilha, Kevin Lopez e Luis Marco. Alvaro Rodrigues venceu a série principal dos 1500 metros em 3.34,47 minutos sobre o sub-23 David Bustos. Marta Dominguez, nos 3000 metros obstáculos, acabou derrotada pela atleta etiope Etenesh Dino, com o registo de 9.21,54 minutos. Os 5000 metros masculinos foram ganhos pelos atleta do Quénia, tendo Oloitiptip Korio gasto o tempo de 13.08,59 minutos. Com a melhor marca do meeting, Mary Kuria venceu a série principal dos 1500 metros femininos em 4.03,87 minutos.
Enviado Especial : Bruno Araújo (texto)
|