[VRSA12] Mínimos para Clarisse e Susana

Sábado, 26 Maio 2012
[VRSA12] Mínimos para Clarisse e Susana

Setor feminino teve mínimos de Clarisse Cruz e Susana Costa.

O Sporting terminou o dia no 4º lugar, mas a competição foi até bastante positiva para algumas atletas, com mínimos a surgirem para Helsínquia e Londres. 

A tarde quente ajudou à realização de alguns resultados, que ficaram invalidados em alguns casos com o vento a soprar mais forte que a marca regulamentar. Clarisse Cruz (3000 metros obstáculos) e Susana Costa (triplo) acabariam com mínimos, com mínimo ‘B’ dos Jogos Olímpicos para a fundista e a uma presença garantida no Europeu de ar livre, para a saltadora.

OS MÍNIMOS QUE NINGUÉM ESPEROU, MAS QUE O ALGARVE VIU…

O responsável pelas seleções no Europeu e Jogos Olímpicos, Samuel Lopes, assistiu a dois novos mínimos que dão alento à equipa nacional. A primeira a surpreender foi Susana Costa, que fez um concurso em torno dos 14 metros, em substituição de Patrícia Mamona, que assistiu da bancada à competição. A saltadora portuguesa abriu com 13.93 metros, chegando aos 14 metros no terceiro ensaio, uma marca homologável e que lhe abre a ida a Helsínquia e também constituem mínimos 'B'. Acabaria ainda por chegar aos 14.15 metros, no último ensaio, mas aqui com o vento a soprar a 2.9 m/s. ”Tenho treinado bem e estava em condições de boas marcas” disse no final, considerando que o bom tempo e o vento favorável a ajudaram a ser a segunda atleta portuguesa na história a chegar aos 14 metros.

Susana Costa

A única sportinguista a chegar à vitória no dia de hoje acabaria por ser Clarisse Cruz, que tinha nos 3000 metros obstáculos a missão de melhorar a marca da semana passada, o que conseguiu largamente. A dominar a prova desde início, Clarisse Cruz correu a distância em 9.41,72 minutos, que beneficiou ainda da ausência forçada de Binnaz Uslu (Enka). A menos de dois segundos dos mínimos ‘A’, a sportinguista conquistou mínimos ‘B’ e diz-se esperançada na presença em Londres : ”Em princípio ainda vou tentar os mínimos”. A fundista portuguesa diz que ”não estava à espera de ganhar e que o objetivo é o pódio”. A atleta, que quer estar nos Jogos Olímpicos, quer terminar a carreira ao alto nível este ano : ”Não dou profissional e cansar treinar e trabalhar”. Esta foi a segunda vez que a atleta ganhou uma prova da TCCE, depois de ter vencido há alguns anos em Lagos.

Em termos classificativos, Irina Rodrigues esteve também em destaque, no lançamento do disco, com o seu melhor lançamento de 59.09 metros a ficar a 13 centímetros da sua principal adversária Vera Ganeeva (Rússia). ”Tendo em conta que o vento não estava muito favorável a minha marca até foi boa, só foi pena não ter ganho”, disse Irina Rodrigues ao Atleta-Digital. Também no segundo lugar terminou Sílvia Cruz, que no lançamento do dardo ficou-se por 52.00 metros, numa prova pouco competitiva. Carla Salomé Rocha (9.13,53 minutos nos 3000 metros) foi terceira classificada.

Um dos momentos baixos da equipa do Sporting foi a varista Leonor Tavares, que prescindiu até aos 4.10 metros e acabaria por falhar as três tentativas, totalizando assim zero pontos para o Sporting, uma baixa que influenciará decisivamente a pontuação do clube leonino. Sobre esse facto Abreu Matos, responsável técnico da equipa, lamentou o sucedido : ”São situações que têm de se aceitar e compreender”. O vento lateral terá sido o principal responsável para as dificuldades da atleta portuguesa em conseguir passar os 4.10 metros.

O Sporting terminou, ainda assim, o dia no 4º lugar, uma classificação que abre expectativas para amanhã, dado que têm quatro pontos de vantagem sobre as italianas do Esercito, estando a três das terceiras classificadas, as espanholas do Valencia Terra i Mar. ”Estamos a olhar para cima, não olhamos para baixo”, referiu-se à classificação atual da equipa, abordando o dia de amanhã com otimismo.

NAIDE GOMES SERÁ BAIXA QUASE CERTA

Apesar de estar em Vila Real de Santo António, Naide Gomes deverá mesmo marcar a ausência no salto em comprimento. A atleta, que recupera ainda da lesão no seu pé, terá poucas probabilidades de participação. Quem o afirma é o próprio Abreu Matos, que no caso de ausência de Naide Gomes tem duas escolhas presentes no Algarve, ou Patrícia Mamona, que hoje ficou de fora do triplo salto por opção, ou Shaina Mags…

RESULTADOS :
100 – Ivet Lalova (Enka/TUR) – 11,26 | 4. Carla Tavares (Sporting/POR) – 11,74
400 – Indira Terreno (Valencia/ESP) – 52,82 | 5. Vera Barbosa (Sporting/POR) – 54,97
800 – Ekaterina Piostogova (Luch/RUS) – 2.00,75 | 6. Sandra Teixeira (Sporting/POR) – 2.11,18
3000 – Tugba Karakaya (Enka/TUR) – 9.10,49 | 3. Carla Salomé Rocha (Sporting/POR) – 9.13,53
400 Barr. – Anna Jesien (Valencia/ESP) – 56,50 | 3. Vera Barbosa (Sporting/POR) – 57,61
3000 Obst. – Clarisse Cruz (Sporting/POR) – 9.41,72
Vara – Anastasia Savchenko (Luch/RUS) - 4.20| Leonor Tavares (Sporting/POR) – sem marca
Triplo – Patricia Serrapio (Valencia/ESP) – 14.30 | 3. Susana Costa (Sporting/POR) – 14.15
Disco – Vera Ganeeva (Luch/RUS) – 59.22 | 2. Irina Rodrigues (Sporting/POR) – 59.09
Dardo – Marina Maximova (Luch/RUS) – 53.25 | 2. Sílvia Cruz (Sporting/POR) – 52.00
4x100 – Luch Moscovo (RUS) – 44,38 | 5. Sporting CP (POR) – 47,09

COLETIVA:
1. Luch Moscovo (RUS) – 79
2. Enka Sport Kulubu (TUR) – 62
3. Valencia Terra i Mar (ESP) – 59
4. Sporting CP (POR) – 56
5. ES Esercito (ITA) – 52
6. CA Montreuil 93 (FRA) - 29
7. Dundrum South Dublin (IRL) – 26
8. Rotterdam Atletiek (NED) – 21


Irina Rodrigues

Enviado Especial : Edgar Barreira (texto e fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2