Lamego acolheu a 3ª etapa da Taça de Portugal.
Atães (Guimarães) irá acolher o Campeonato Nacional de Montanha no próximo sábado.
No passado dia 12 de Maio decorreu em Lamego a terceira prova a contar para a Taça de Portugal de Corrida em Montanha. Esta prova decorreu em simultâneo com a 1ª Corrida Cidade de Lamego e apesar de ter tido pouco mais de 50 atletas a participar no evento serviu para dar uma nova imagem à classificação geral desta taça.
No escalão de séniores masculinos, o atleta Rogério Bessa (Jobra) foi o mais forte e terminou os 11,625 quilómetros em 45.13 minutos. Logo atrás ficou Aires Sousa do (FC Penafiel) e José Carvalho (NA Vila Real) completaria o pódio em 46.01 minutos. Assim na classificação geral está José Carvalho no primeiro lugar com 29 pontos, mais quatro que Américo Moreira e Aires Sousa, ambos com 25 pontos.
Já na prova feminina, Lucinda Moreiras venceu a corrida de 7,750 quilómetros em 36.49 minutos, repetindo a vitória de Penafiel. A segunda e terceira atletas foram Sónia Carvalho (39.15) e Amélia Vieira (40.36), respetivamente. Com esta vitória, Lucinda Moreiras (FC Penafiel) reforça a liderança e fica com 34 pontos, mais nove que Amélia Vieira (GDC Castelo de Paiva) e Sónia Pinto (Alunos de Meirim FC) e Sónia Carvalho (CA Tâmega), ambas com 18 pontos, na geral após três provas.
Em veteranos, os vencedores foram Ilda Martins (UD Valmaior) e Carlos Silva (GDC Castelo de Paiva) e em júniores masculinos o vencedor foi Johan Caldeira (UD Valmaior) que terminou os 7.750 metros em 32 minutos. A próxima etapa decorrerá em Amarante no dia 16 de Junho.
NACIONAL DECORRE NA CONCELHO DA CULTURA
O Campeonato Nacional de Montanha decorrerá em Atães, uma freguesia perto da cidade de Guimarães que neste ano é a cidade europeia da Cultura. Recorde-se que Guimarães esteve para acolher o Europeu de Montanha deste ano, proposta que foi entretanto cancelada, obrigando a Associação Europeia de Atletismo a mudar o evento para Denizli-Pamukkale, na Turquia, que decorrerá a 7 de julho deste ano. Para esse Europeu este Nacional de Montanha é um dos momentos de observação, além das provas da Taça de Portugal.
|