Quatro melhores marcas mundiais do ano batidas.
O meeting de Shangai disputou-se hoje, debaixo de chuva, esta que foi a segunda etapa da Liga Diamante.
O segundo meeting da Liga Diamante foi como que “abençoado” pela forte chuva que se abateu no local, que só o colosso Liu Xiang, a correr no seu país, conseguiu parar. Na prova de 110 metros barreiras o chinês foi protagonista de um dos desempenhos do dia, correndo em 12,97 segundos, a melhor marca mundial do ano, recorde de meeting e o regresso ao grupo restrito dos sub-13 segundos, do qual saíra em 2007. Este regresso em bom nível, em ano de Jogos Olímpicos, traz prespetivas de bons resultados no decorrer desta época...Mas Xiang até nem foi o único vencedor chinês, com a prova de salto com vara a ser vencida por Yansheng Yang, com 5.65 metros.
Outras três melhores marcas mundiais do ano cairiam neste meeting. A mais destacada foi talvez a da etíope Genzebe Dibaba, a mais jovem irmã da família Dibaba, que triunfou em 3.57,77 minutos, fugindo à sua compatriota Abeba Aregawi (3.59,23 minutos), fazendo com que esta marca fosse, além de liderança mundial, recorde de meeting e recorde nacional, numa disciplina onde a Etiópia tem estado apagada e onde curiosamente o recorde nacional continua abaixo do recorde português de Carla Sacramento...Nos 3000 metros obstáculos, ainda no setor feminino, foi a queniana Milcah Chemos a conseguir uma importante vitória, com 9.15,81 minutos, também recorde de meeting. Igual caminho teve a marca dos 5000 metros masculinos, onde o etíope Hagos Gebrhiwet venceu em 13.11,00 minutos, numa prova onde Kenenisa Bekele ficou de novo aquém do seu passado, ao concluir no 5º lugar.
Num meeting onde o domínio do destaque aconteceu mais do lado feminino, um dos auges do destaque aconteceu através da lançadora croata Sandra Perkovic, que colocou o seu disco a 68.24 metros, um novo recorde de meeting e um recorde pessoal precioso, numa época em que é a alemã Nadine Muller a dominar. O recorde de meeting caiu ainda na prova de salto em comprimento feminino, com a norte-americana Janay Deloach a conseguir no último ensaio a marca de 6.73 metros. Do lado masculino foi o britânico Philips Idowu a dominar, mas sem impressionar, conseguindo a melhor marca da história do meeting com 17.24 metros, num ano em que o seu país deverá estar a acreditar no seu melhor, para os Jogos Olímpicos.
Quanto ao que restou do meeting, a chuva acabaria por prejudicar as provas de velocidade, onde foram os jamaicanos a dominar, com a vitória de Asafa Powell nos 100 metros (10,02 segundos), de Veronica Campbell-Brown nos 200 metros (com ventosos 22,50 segundos) e ainda de Novlene Williams-Mills nos 400 metros (50,00 segundos). Bershawn Jackson (EUA) acabaria por ser o principal ausente do meeting, deixando a vitória nos 400 metros barreiras para o seu compatriota Angelo Taylor (48,98 segundos). Desaire também para o norueguês Andreas Thorkildsen, que no lançamento do dardo não foi além de 79.53 metros, vencendo o checo Vitezslav Vesely (85.40 metros).
|