Custo do Estádio Dr. Magalhães Pessoa foi a causa.
A Juventude Vidigalense decidiu anular a edição deste ano do Meeting de Leiria, por motivos financeiros, mas promete tentar reerguer meeting.
Era uma decisão já antecipada por Paulo Reis em Dezembro de 2011, agora concretizada com o cancelamento do Meeting de Leiria, um dos dois melhores meetings nacionais, segundo últimas avaliações e aquele que porventura poderia ter mais possibilidade de crescimento, até internacional.
O comunicado emitido pela Juventude Vidigalense é claro : ” As principais razões que levaram a esta tomada de posição prendem-se com a alteração da política municipal no que concerne à utilização das instalações desportivas para organização de eventos, que esta época apenas isenta de taxas os destinados aos escalões de formação (até juniores), juntamente com o facto de pela primeira vez o evento não contar com apoio monetário do município e a dificuldade em angariar parceiros privados. Neste contexto seria impossível o evento ter a dimensão e dignidade das anteriores edições pelo que se entendeu não estarem reunidas as condições mínimas para a concretização do mesmo.”
O evento, que começou em 2007, começou com um orçamento entre cinco a seis mil euros, apoios que ano após ano têm vindo a cair até que no ano passado apenas 2000 euros foram usados, na altura com 1250 euros de apoio da autarquia leiriense, apoio esse que este ano simplesmente desapareceu.
Desta forma a Juventude Vidigalense realizará nesse dia apenas o meeting jovem, focado nos escalões de benjamins, infantis e juniores, já que no mesmo fim-de-semana se realiza em Fátima o Olímpico Jovem Nacional, embora também estejam previstos alguns eventos para infantis e iniciados.
O cancelamento do meeting deste ano vem agudizar ainda mais a pouca utilização do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, que assim deixará de acolher provas séniores ao nível do atletismo, motivo pelo qual nenhuma competição nacional está planeada para esta pista. Recorde-se que esta pista é considerada a melhor pista nacional, homologada internacionalmente e onde já se disputaram eventos internacionais, como o Campeonato da Europa das Nações, além das principais competições nacionais... Desta forma o Circuito Premium 2012 ficará com menos um meeting e a seguir ao Meeting de Viana do Castelo (26 de maio), o seguinte será disputado em Abrantes (7 de junho).
TORNEIO DE LANÇAMENTOS PODERÁ TER O MESMO FIM
Em conversa com Paulo Reis, o Atleta-Digital apurou que o Torneio de Lançamentos estará igualmente em risco, pelo menos nos moldes atuais. ”Teremos de aguardar pelo que vai acontecer por Leiria. Estamos a tentar sensibilizar as pessoas para a importância destes eventos”. Paulo Reis é claro quanto a uma eventual intransigência do município leiriense para a disputa deste torneio com custos associados : ”se as regras forem as mesmas teremos de adaptar o torneio”. Esta adaptação, tal como no caso do meeting, será ao nível da realização de eventos jovens, que não tragam encargos ao clube leiriense...
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Meeting de Leiria em risco
|