Olsson abandona atletismo após lesão

Segunda, 14 Maio 2012
Olsson abandona atletismo após lesão

Nova lesão obriga o sueco a pendurar os ‘bicos’.

Com 32 anos e um passado relevante na modalidade, Christian Olsson colocou um ponto final na carreira, depois de falhar o sonho de estar novamente em Jogos Olímpicos. 

Antecedeu o português Nelson Évora no título olímpico, quando o atleta de triplo salto sueco venceu em Atenas 2004, um ano depois do seu primeiro título mundial, tendo também sido campeão europeu por duas ocasiões. A lesão no pé levou-o ao bloco operatório por seis ocasiões, mas nem isso impediu que, exceção feita a 2005, conseguisse sempre garantir marcas acima de 17 metros desde o ano de 2001.

Agora, com 32 anos, o sueco tentava a sua terceira olimpíada, depois de ter falhado a edição de 2008, em Pequim, mas o ‘fado’ da lesão voltou a ensombrar a carreira de Olsson, lesionado precisamente no mesmo pé, enquanto estava num estágio realizado nos Estados Unidos da América. Depois do regresso ao seu país e da reavaliação do departamento médico, o atleta decidiu colocar um ponto final na sua carreira.

LONDRES NÃO TERÁ QUALQUER CAMPEÃO OLÍMPICO NO TRIPLO SALTO

Em potência existiam, até ao ponto final da carreira de Olsson, dois atletas com possibilidades de marcar presença em Londres, Olsson e Nelson Évora. Primeiro foi o português a abdicar da presença, depois de também reincidir numa lesão passada e agora foi Olsson, este com consequências de fim de carreira, um mal muito comum em saltadores de triplo, uma das disciplinas mais exigentes em termos físicos pelos fortes impactos no solo...Ficam assim de fora os campeões olímpicos de 2004 (Olsson) e 2008 (Évora).

Continuando para trás seria pouco provável encontrar outros campeões olímpicos presentes, em competição, na olimpíada deste ano. O britânico Jonathan Edwards foi campeão em 2000, depois da prata em 1996. O norte-americano Kenny Harrison tinha vencido em 1996, mas fora também um atleta tremendamente afetado pelas lesões, um dos motivos mais angustiantes dos atletas de triplo salto. Quatro anos antes, em 1992, tinha sido outro norte-americano em destaque, dessa vez Mike Conley.

NELSON ÉVORA E CHRISTIAN OLSSON ENCONTRARAM-SE POUCAS VEZES

Apesar de tudo foram raros os embates entre o português Nelson Évora e Christian Olsson. Talvez o encontro na mesma competição, mais expressivo, acabe por ser no Mundial de pista coberta, em 2004, na cidade de Budapeste, quando o português não foi além dos 16.30 metros e Olsson estava num dos auges da carreira, na altura fazendo 16.99 metros. Em 2011 voltariam a encontrar-se, num meeting de pista coberta, em Estocolmo e novamente a forte vantagem de Olsson sobre Nelson Évora, contudo neste caso por lesão do português...

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2