|
Taça do Mundo de Marcha conta com a experiência.
Augusto Cardoso, João Vieira, Susana Feitor e Sérgio Vieira são os atletas que lideram a lista de marchadores mais internacionais nesta competição.
Dia 12 e 13 de Maio vai-se realizar em Saransk, na Rússia, a 25ª edição da Taça do Mundo de Marcha Atlética e nunca é demais recordar que a equipa portuguesa esteve presente em 13 edições das 25 realizadas, marcando presença assídua desde 1987.
Augusto Cardoso é o atleta com mais participações na Taça do Mundo de Marcha, já com 10 participações, que vai com esta edição aumentar a sua participação para 11 eventos destes faltando só a primeira edição da equipa portuguesa, em 1987, e ainda em 1993onde só esteve presente a equipa feminina. Este experiente atleta tem como melhor classificação a 22ª posição, embora tenha ocorrido nos 20 km marcha, em 2002.
Susana Feitor é a atleta feminina com mais participações, sendo a segunda na tabela global de atletas, com um total de 9 participações. Esta atleta começou a participar em Taças do Mundo em 1993, onde obteve a sua melhor classificação até hoje, o 8º lugar, na prova de 10 km marcha.
Com esta participação João Vieira manterá o terceiro lugar da tabela dos mais internacionais com 8 participações enquanto que o seu irmão, Sérgio Vieira, com menos uma participação, passará a quarto de sempre, ultrapassando a referência de José Magalhães, que durante a sua carreira fez 6 participações. Pedro Martins, Inês Henriques e Vera Santos vão igualar o número de participações de José Magalhães depois da participação em Saransk. Ana Cabecinha passará a 5 participações, Luís Gil a 4 participação e outros dois marchadores ficarão com 3 participações : Dionísio Ventura e Pedro Isidro.
Já os jovens Filipa Ferreira, Mara Ribeiro, Samuel Pereira, Miguel Carvalho e Bruno Pedro serão estreantes, onde as equipas de juniores apresentam o maior número de marchadores da história nacional.
No que toca a números, esta será a segunda vez que a Rússia receberá a Taça do Mundo de Marcha, depois de em 2008 ter sido realizada em Cheboksary. Espanha e Itália já acolheram o evento por três vezes, enquanto que se somadas as disputas entre Alemanha, Rep. Federal Alemã e Rep. Democrática Alemã, são 4 o número de eventos disputados em espaço alemão. Portugal nunca acolheu qualquer edição da Taça do Mundo de Marcha.
|