Vitórias foram para Bruno Jesus e Dulce Félix.
Numa prova organizada pela sétima vez pelo Benfica, foram atletas de equipas adversárias a arrecadar as vitórias perantes os melhores benfiquistas.
Hoje realizou-se a sétima edição da Corrida do Benfica, que se realizaram em condições climatéricas razoáveis, apesar das previsões apontarem para um dia chuvoso. A festa foi assim dos benfiquistas, mas do atletismo em geral. Os atletas correram cinco quilómetros do Alto dos Moinhos até ao Estádio da Luz, onde os benfiquistas eram presenteados por uma passagem dentro do estádio, o ex-libris da prova. Os atletas da prova principal iriam ainda dar uma volta até perto de Carnide acabando todos perto do estádio.
O Benfica é o clube português com mais sócios ou simpatizantes e, segundo a Organização, foram mais de 10 mil atletas a cortar a meta, no global das provas realizadas entre ontem e hoje. Nelson Évora deu o tiro de partida para os 5 quilómetros, ele que é um dos símbolos do clube. Nesta corrida viveu-se o espirito do atletismo e em conversa com um benfiquista, Miguel Heitor considerou que “se nota que há muitas pessoas que correm e gostam de o fazer, cada vez mais”. Para muitos estreantes na corrida do Benfica, tal como este atleta, foi “muito gratificante ter passado por dentro do estádio”. Já ontem se tinha realizado uma prova com perto de 1500 jovens, a corrida da pequenada, onde mais uma vez o desporto prevaleceu às rivalidades.

O pelotão masculino foi quase toda a corrida muito condensado e a disputa entre os primeiros lugares era visível. O benfiquista Rui Pinto esteve sempre em disputa com Bruno Jesus (Maia AC) e José Ramos (Conforlimpa) pelo primeiro lugar, levando a melhor o atleta da Maia, que foi o primeiro a cortar a meta com o tempo de 30.27 minutos, mais rápido que Rui Pinto, que finalizou com 30.55 minutos. Fechou o pódio José Ramos com o tempo de 31.04 minutos.
No setor feminino Dulce Félix garantiu o primeiro lugar com 32.24 minutos, apesar da favorita à vitória ser Marisa Barros, atleta da casa que acabou no segundo lugar com o tempo de 33.00 minutos. A benfiquista escapou assim de Carla Salomé Rocha (Sporting), que a representar o rival acabaria por não conseguir chegar ao segundo lugar, apesar de ter ficado a apenas um segundo de Marisa Barros.
BALANÇO POSITIVO DA COORDENADORA, ANA OLIVEIRA
Após o finalizar do evento, Ana Oliveira deu declarações ao site do Benfica. “Todo o nosso esforço foi no sentido de poder criar uma festa maravilhosa, uma festa “à Benfica” e as coisas correram bem. Não houve acidentes, e podemos estar muito agradecidos, satisfeitos e compensados pelas longas horas de trabalho que tivemos”. A coordenadora do atletismo benfiquista aproveitou ainda para realçar a homenagem da prova a António Leitão, velha glória do Benfica : "Esta é e será sempre a Corrida Benfica -António Leitão. É um momento triste, mas também especial, pois estiveram muitos atletas da minha geração e da dele, bem como a família. Ele vai estar sempre connosco”.
RESULTADOS (10 Km)
Masculino:
1. Bruno Jesus (Maia AC) – 30.37
2. Rui Pinto (SL Benfica) – 30.55
3. José Ramos (GDR Conforlimpa) – 31.04
4.Ricardo Vale (SC Braga) – 31.17
5. Hélio Fumo (SL Benfica) – 31.17
Feminino:
1. Dulce Félix (Maratona CP) – 32.24
2. Marisa Barros (SL Benfica) – 33.00
3. Salomé Rocha (Sporting CP) – 33.01
4. Ana Dias (Maratona CP) – 33.45
5. Catarina Ribeiro (SC Braga) – 33.51


Enviada Especial : Joana Oliveira (texto e fotos)
|