2012 marcará novo domínio jamaicano na velocidade?
O jamaicano Glen Mills é treinador de dois dos atletas mais rápidos da atualidade, Usain Bolt e Yohan Blake e falou do ano de ambos.
Numa teleconferência feita com o site da IAAF, Glen Mills abriu o espaço às perguntas sobre o treino de Usain Bolt e Yohan Blake, que considera que os Jogos Olímpicos deste ano voltarão a focar a sua atenção nos 100 metros, tanto na prova masculina, como na feminina. Bolt como campeão olímpico e Blake que como campeão mundial encaram assim a forte possibilidade de entre eles disputarem o Ouro. Depois de Bolt ter contribuido para a estafeta jamaicana que correu em 37,81 segundos, o atleta pensa agora no Jamaica Invitational, prova onde deverão estar os principais atletas jamaicanos da atualidade, entre eles obviamente Yohan Blake.
Quanto às diferenças entre os dois atletas, Glen Mills identifica uma diferença principal, que se prende com a carreira : ”O Yohan está no início da sua carreira e o Usain está provavelmente a meio, logo eles não estão no mesmo ponto das suas carreiras. Contudo eles são dois jovens atletas excecionais, capazes de desempenhos espetaculares”. O ritmo de vida de ambos também parece ser uma diferença, já que enquanto Bolt anda normalmente mais pela Europa, Blake tem ficado mais vezes no Caribe e América do Norte. Mills explica esta diferença : ”O Usain tem experiência em competir na Europa e usa estes diferentes locais para competir em diferentes climas. O Yohan teve alguns problemas nos trials do ano passado e em ano olímpico pensámos protegê-los de tantas viagens antes dos trials”. Por isso, também os planos de treino mudam, mesmo que sejam às mesmas horas de cada dia, até porque são atletas com características diferentes e aqui Mills privilegia o treino individualizado, embora acontençam regularmente treinos iguais para ambos.
Garantindo que Bolt está a 100%, o trabalho de força tem sido um dos mais importantes, bem como ao nível da biomecânica, dois fatores que podem tornar a corrida dos 100 metros “perfeita”. Já Blake trabalha mais os 200 metros, já que Mills considera que ”é a melhor parte da sua velocidade”, mas se nada acontecer de anormal, Blake fará mesmo a dobradinha entre 100 e 200 metros, o mesmo acontecendo com Bolt.
Na linha do que Usain Bolt vem demonstrando publicamente, o seu objetivo agora será uma lenda e segundo Mills ”ele quer ser uma lenda, então o objetivo é ganhar títulos”, não descartando o recorde do Mundo e a chegada à casa dos 9.4 segundos, embora realce que para isso acontecer sejam necessárias as condições climatérias certas...
Usain Bolt (9,58 e 19,19 segundos aos 100 e 200 metros) e Yohan Blake (9,82 e 19,26 segundos aos 100 e 200 metros) prometem assim espetáculo para os Jogos Olímpicos, embora seja pouco provável que apareçam ao mesmo tempo na mesma competição até lá, à imagem do que acontece normalmente entre os melhores sprinters mundiais...
|