Oleksandr Drygol e Natalia Troneva reforçam lançamentos.
Com o aproximar da disputa da Taça dos Clubes Campeões Europeus de pista, já se conhecem os atletas estrangeiros que representam cada um dos clubes.
A um mês da Taça dos Clubes Campeões Europeus, que se disputam este ano em Vila Real de Santo António, já se conhecem os atletas estrangeiros de cada equipa. Para as equipas nacionais, Benfica (em masculinos) e Sporting (em femininos) os reforços aconteceram na área dos lançamentos, em ambos os casos áreas sensíveis para as quais os dois emblemas não possuiam soluções “europeias”.
BENFICA REFORÇOU-SE COM O VETERANO OLEKSANDR DRYGOL
Sem qualquer referência interna no lançamento do martelo, a equipa benfiquista apostou na contratação dos préstimos do ucraniano Olexandr Drygol que com 46 anos de idade poderá fazer frente aos seus adversários. O atleta bateu na época passada o recorde do Mundo da categoria M45 e tem progredido nas distâncias nos últimos três anos, já tendo lançado este ano 76.55 metros, estando neste ano no top-10 mundial.
Ana Oliveira, responsável do atletismo benfiquista, justifica assim a contratação do atleta para tentar que o clube seja o mais competitivo possível na Taça dos Clubes Campeões Europeus deste ano, mas realça que “o atletismo é e continuará a ser uma aposta no atletismo português”. A contratação deste atleta é, assim, uma possibilidade de boa pontuação numa disciplina onde Portugal nunca contou com verdadeiras referências. Por outro lado a contratação do atleta é também uma segurança para colmatar alguma falha noutra disciplina. O clube apresenta outros dois estrangeiros, estes a atuar e treinar em Portugal, Naiel Almeida (São Tomé e Príncipe) e Ancuiam Lopes (Guiné-Bissau).
Por confirmar está o apoio do Benfica na organização do evento, que no entender de Ana Oliveira “não está assumido pelo clube”, realçando que a abertura do clube à organização não chegou a avançar para já mais do que um processo de intenção, ainda sem resposta...
LEOAS REFORÇADAS PELA JOVEM NATALYA TRONEVA
Igualmente desconhecida do grande público, o Sporting recorrerá aos préstimos da jovem russa Natalya Troneva, atleta que substitui assim Antónia Borges no lançamento do peso, atleta que cessou a sua carreira temporariamente, numa altura em que emigrou para França. ”Neste momento a atleta não tem condições de representar o Sporting”, disse ao Atleta-Digital o responsável leonino Abreu Matos. Desta forma justifica a necessidade do investimento nesta jovem atleta, que no ano passado ficou no 4º lugar do Europeu de Juniores e que em 2010 foi campeã olímpica da juventude, já tendeo chgado este ano aos 16.76 metros, o seu recorde pessoal.
”A Taça dos Clubes Campeões Europeus permite-nos ter atletas estrangeiras e faremos uso desta atleta, tal como outros clubes irão fazer com outras”, justifca Abreu Matos, que com a contratação de Troneva fica ainda com uma reserva para substituir Irina Rodrigues, se alguma lesão ocorrer até à disputa do evento, na prova do lançamento do disco. Desta forma a jovem lançadora portuguesa, Irina Rodrigues, ficará mais livre para o lançamento do disco, dado que a contratação de Troneva lhe permite não ser a natural convocada para o lançamento do peso, onde até Naide Gomes esta época fez um teste...
Olga Serbyn (Ucrânia) e Shaina Mags (Nigéria) são as outras duas atletas estrangeiras autorizadas a competir pelo Sporting, mas estas com base de treino em Portugal, sem serem consideradas contratações de última hora.
MARIAN OPREA E IVET LALOVA SÃO OS ESTRANGEIROS MAIS SONANTES...DO ENKA SPORT KULUBU
O Enka Sport Kulubu representará uma vez mais a Turquia, assumindo-se como um forte candidato ao pódio. Dos três reforços que a equipa fez para cada género, são a búlgara Ivet Lalova e o romeno Marian Oprea os nomes mais sonantes. Sem que se conheça ainda a lista de participantes de cada equipa, algo que só deverá ocorrer perto da disputa do evento, é de realçar o facto da equipa russa do Luch Moscovo, campeã dos últimos anos, não apresentar qualquer atleta estrangeira, fazendo “as suas omeletas com os ovos da casa”, ou seja, serão equipas compostas apenas por atletas russos. Curiosamente além dos atletas da equipa russa, apenas a “sportinguista” Natalya Troneva é também russa nesta Taça dos Clubes Campeões Europeus.
|
Gostava de saber quem é a pessoa que escreveu este Artigo. Porque se não me falha a memoria, e não falha mesmo, nós tivemos UM GRANDE LANÇADOR DE MARTELO.
Vítor Costa, que durante muitos anos, esteve presente nos principais palcos. Tais como Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo e Campeonatos de Europa. Em que o actual recorde nacional é dele e é de 76.86metros.
Infelizmente quando um atleta acaba a sua carreira, temos certo intendidos que se esquecem muito depressa de nós e do que fizemos pelo Atletismo.