Luís Feiteira desistiu em Itália.
Hoje a cidade de Londres voltou a ser um local de felicidade da atleta portuguesa, que voltou a repetir o 8º lugar de 2011, quando se estreou na distância.
A Maratona de Londres realizou-se hoje, perante um dia de sol que só foi atenuado pelas várias sombras criadas pelos edifícios da cidade, tornando num bom dia para a prática da especialidade. Os atletas candidatos à vitória eram muitos, as lebres contratadas para cada uma das provas estiveram à altura e os ritmos chegaram a ser bastante fortes em ambos os géneros.
Para os portugueses o interesse estava na prova feminina, a primeira a ir para a estrada, com a presença de Jéssica Augusto, que em Londres fazia a sua terceira Maratona e tentava recuperar a confiança que Nova Iorque lhe retirou, depois de ter desistido em Novembro de 2011. Na mente da portuguesa estaria a marca de 2:24.33 horas de 2011, quando em Londres fez a sua estreia e a sua prova foi feita de forma a ser mais rápida na segunda metade de prova, depois de ter passado à meia-maratona em 1:12.38 hora. A primeira légua após a metade da prova foi muito rápida (em 16.36 minutos), mas as duas últimas léguas atraiçoaram a sua possibilidade de recorde pessoal, depois de ter andado alguns quilómetros no sétimo lugar e a pensar no lugar seguinte.
No final a portuguesa terminaria em 2:24.59 horas, uma marca abaixo das 2:25 horas e que promete bastante para os Jogos Olímpicos, que este ano disputam-se precisamente na cidade de Londres, cidade onde a atleta se sente bem e com a qual muito se identifica, em termos pessoais. Hoje as dúvidas que ainda restassem sobre a escolha da Maratona para esta olimpíada terão ficado postas de lado com o 8º lugar alcançado em Londres, a segunda melhor atleta europeia, logo a seguir à referência alemã Irina Mikitenko.
LUÍS FEITEIRA DESISTIU EM PADOVA
Na sua última oportunidade de mínimo ‘A’, Luís Feiteira tentava em Padova (Itália) o mínimo para marcar presença em Londres, depois de Rui Pedro Silva o ter retirado da frente dos candidatos a esse lugar. Feiteira, que só tinha mínimo ‘B’ realizado em 2011, tentou em Padova e até foi apresentado como um dos candidatos a um bom resultado, mas a desistência deverá ter colocado um ponto final nas suas aspirações olímpicas, ainda que a seguir a Rui Pedro Silva seja o atleta com melhor marca na Maratona.
RESULTADOS (Maratona de Londres):
Femininos :
1. Mary Keitany (Quénia) – 2:18.37
2. Edna Kiplagat (Quénia) – 2:19.50
3. Priscah Jeptoo (Quénia) – 2:20.14
4. Florence Kiplagat (Quénia) – 2:20.57
5. Lucy Kabuu (Quénia) – 2:23.12
6. Aberu Kebede (Etiópia) - 2:24.04
7. Irina Mikitenko (Alemanha) – 2:24.53
8. Jéssica Augusto (Portugal) – 2:24.59
9. Atsede Baysa (Etiópia) – 2:25.59
10. Jelena Prokopcuka (Letónia) – 2:27.04
Brevemente uma análise sobre as Maratonas deste fim-de-semana
|
Ela teve um ano bastante complicado e por isso pode estar satisfeita