Votação de melhor atleta português do mês de março
Carla Salomé Rocha (18.27%) e Marco Fortes (32.61%) foram os mais fortes da votação de melhor atleta português do mês.
Março foi o mês de todas as decisões no que toca à disputa de dois eventos que marcaram o fim da pista coberta e o início das provas de ar livre, com o Mundial de pista coberta e a Taça da Europa de Lançamentos. Ainda durante março existiram as normais provas de estrada, nas vertentes de corrida e marcha atlética e ainda o corta-mato, que finalizou a sua temporada até final do mês. Carla Salomé Rocha mostrou no corta-mato curto e no Troféu Ibérico de 10000 metros que será atleta para bons resultados a breve prazo, enquanto Marco Fortes continuou a superar-se para o primeiro recorde nacional acima dos 21 metros.
Já é a terceira vez consecutiva que Marco Fortes alcança a distinção no mês, o que prova que o seu início de ano foi bastante forte e até dourado, pela medalha de Ouro ao peito na Taça da Europa de Lançamentos, onde provou que é dos melhores lançadores mundiais de peso da atualidade. O atleta apagou assim a prestação menos conseguida no Mundial de pista coberta, onde não passou da qualificação. Os 21.02 metros alcançados em Bar (Taça da Europa de Lançamentos) ficam assim para a história como a primeira marca nacional acima dos 21 metros, melhorando 11 centímetros ao seu anterior recorde. Esta é a quinta vitória na votação de melhor atleta do mês por parte do lançador benfiquista, igualando o terceiro lugar dos mais vencedores dos atletas Rui Pedro Silva e Rui Silva (melhor só mesmo Hermano Ferreira e Nelson Évora).
 Foto : Filipe Oliveira / Atleta-Digital
Quanto a Carla Salomé Rocha, a sua vitória no campeonato nacional de corta-mato curto e o excelente 3º lugar no Troféu Ibérico de 10000 metros, segunda nas contas nacionais, valeu-lhe pela primeira a distinção melhor atleta portuguesa do mês. Só apareceu em pódios desta votação em Outubro de 2011 e desde aí obteve dois terceiros lugares, um segundo lugar e agora a desejada vitória. Além de campeã nacional de corta-mato curto, Carla Salomé Rocha sagrou-se nesse evento campeã universitária, que lhe permitiria mais tarde marcar presença no Mundial universitário. Nos 10000 metros a marca de 32.40,86 minutos, foi novo recorde pessoal e uma marca suficiente para marcar presença no Campeonato da Europa deste ano.
 Foto : Joana Oliveira / Atleta-Digital
Nos restantes lugares da votação ficaram duas Anas, Ana Dias (16.55%) e Ana Cabecinha (14.58%) ambas com melhores marcas nacionais do ano, a primeira nos 10000 metros, a segunda nos 20 quilómetros marcha. Em masculinos o pódio foi composto por recordistas nacionais, que além de Marco Fortes fizeram um mês exuberante, nomeadamente o lançador de dardo Tiago Aperta (27.07%) e o marchador João Vieira (24.24%), este nos 50 quilómetros.
JURI “ATLETA-DIGITAL.COM”
- Edgar Barreira (Administrador)
- Filipe Oliveira (Administrador)
- Filipa Oliveira (Colaborador do Dep. Conteúdos)
JURI “TREINADORES”
- Prof. José Uva
- Prof. Paulo Constantino
- Teodoro Marújo
- Prof. Ricardo Esteves
- Prof. Rui Norte
JURI “GENERALISTA”
- António Manuel Fernandes (Revista Atletismo)
- Carlos Viana Rodrigues (AMMA Magazine)
- Daniela Ferreira (Convidada)
- José Neves (Estatístico)
|