Rui Pedro Silva chega a mínimo A
|
|
Domingo, 15 Abril 2012 |
|
Viena volta a trazer boa sorte a portugueses.
Estreante na distância de maratona, Rui Pedro Silva quase garantiu hoje presença nos Jogos Olímpicos e é agora o único atleta nacional com mínimos 'A’.
Um ano depois de Dulce Félix ter sido segunda classificada em Viena, o fundista português arriscou e viu recompensado o seu trabalho exaustivo para a Maratona de Viena. O seu objetivo era conseguir mínimos para a sua segunda participação em Jogos Olímpicos, mas desta vez numa distância diferente e mais exigente, a Maratona.
Com adversários poderosos, o português fez uma corrida táticamente inteligente, correndo em negative-split, ou seja, a segunda metade da prova mais rápida que a primeira metade (1:06.58 e 1:05.17 hora, respetivamente). No total somaria no final 2:12.15 horas, marca que é com toda a certeza uma das melhores estreias portuguesas de sempre e que o coloca o 22º melhor atleta português de sempre na distância de Maratona. O lugar, o 16º lugar, acaba por ser o que menos importa, apesar de ter sido o quinto melhor europeu em prova.
O período de obtenção de marcas à Maratona termina a 29 de Abril e não é previsível que mais do que três atletas nacionais venham a conseguir registos abaixo das 2:13 horas. Com mínimos ‘B’ estão atualmente Luís Feiteira e Hermano Ferreira, que para marcarem presença em Londres terão mesmo de baixar das 2:13 horas, logo terão de fazer uma Maratona até final do prazo para aspirarem a esse objetivo.
Se for seleccionado, Rui Pedro Silva participará nos seus segundos Jogos Olímpicos, depois de em Pequim (2008) ter estado na prova de 10000 metros.
|