|
Pista de Vagos inaugurada com centenas de jovens.
A final do Projeto Mega teve lugar entre os dias de ontem e hoje, voltando-se a assistir a um género de “caça-talentos” para o atletismo.
Apesar das adversidades climatéricas, Vagos transformou-se estes dois dias num palco de festa não só de atletismo mas do desporto escolar em geral. Cerca de 800 jovens inauguraram da melhor forma possível a pista de atletismo de Vagos. A organização deste evento esteve a cargo do Ministério da Educação em específico do Desporto Escolar, a Câmara Municipal de Vagos e a Federação Portuguesa de Atletismo, com forte colaboração da Associação de Atletismo de Aveiro.
O responsável pelo projeto Mega, o professor Carlos Santos afirmou que esta foi a oitava edição de um evento que tem crescido e que continua com uma “enorme adesão por parte das escolas, por parte dos professores e sobretudo por parte dos jovens”. Afirmou ainda que “a importância do Mega está em todas as fases, em que milhares e milhares de jovens foram participando primeiro ao nível de turma, ao nível de escola, depois ao nível de distrito e agora ao nível nacional.”
Já o diretor-técnico nacional, o professor José Barros sublinhou que este projeto tem vários objetivos em que o principal é a festa onde se pode ver o atletismo de forma diferente através de uma espécie de facilitação. “Facilitamos o atletismo para que em qualquer escola do país seja possível a prática do mesmo através de uma corrida de mil metros, um salto em comprimento em situações simplificadas e uma corrida de velocidade sem necessidade de blocos de partida. Estas modalidades têm a velocidade, a força e a potência e estes são aspetos fundamentais para qualquer modalidade do atletismo e para qualquer desporto. Acima de tudo pretendemos motivar os professores, por quem temos um enorme respeito e consideração, para esta forma de ver o atletismo na escola”.

Quanto a esta nova estrutura, o professor Carlos Santos considera que foi um risco realizar esta prova em Vagos, por ser um local novo. Apesar de problemas logísticos, como o corte de energia elétrica durante um período desta manhã, o responsável sente que é um infraestrutura que tem todas as condições e sobretudo a Federação sentiu um forte apoio da autarquia local. Já o selecionador nacional afirmou que o facto de estar “próximo de escolas, próximo dos locais de residência dos alunos, clubes organizados e ter como responsável, neste momento, um antigo atleta de alta competição e professor licenciado em educação física, Filipe Pedro faz com que estejam reunidas todas as condições para que esta infraestrutura seja um sucesso. Há agora que rentabilizar o espaço.”
Por fim, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mota, salientou que o Projeto Mega demonstra o “bom relacionamento entre as três entidades: o poder local, o poder central através do Ministério da Educação e o poder desportivo através da FPA e da Associação de Atletismo de Aveiro". Quanto aos resultados refere que “são o que menos importa e devemos preocupar-nos é com a fidelização dos atletas à modalidade”. Quanto aos professores de Educação Física elogia o seu trabalho mas devido ao défice de formação destes profissionais na modalidade, a FPA está a elaborar um livro que sairá em breve e que conta com a colaboração dos melhores técnicos nacionais e de alguns atletas e será um contributo da FPA para um melhor enquadramento e segundo uma abordagem mais segura.
Em relação à pista, esta parceria revela-se um bom exemplo de boa gestão económica e resultado da boa ligação entre o “triângulo virtuoso: poder local, central e desportivo”, referindo que “devido à proximidade de escolas e do parque desportivo e de saúde este pode ser uma alavanca de desenvolvimento desta região”.
CAMPEÕES
Infantis A Femininos
40 m - Catarina Vieira (EB Eugénio de Andrade – Paranhos - Porto) – 6.24
1000 m - Joana Branco (Agrupamento de Escolas José Maria Dos Santos - Palmela - Setúbal Sul) - 23,79
Comprimento – Maria Constança Silva (Lezíria e Médio Tejo) – Melhor marca: 3,80
Infantis A Masculinos
40 m - Miguel Ventura (Escola Básica Integrada canto da Maia – Açores) – 5.94
1000 m - António Vilas Boas (EB 2/3 Gonçalo Nunes - Braga) - 14,25
Comprimento – Ruben Ribeiro (Alentejo Central) – melhor marca 4.14
Infantis B Femininos
40 m - Fátima Coutinho (EBI Castelo De Neiva - Viana do Castelo)- 5.98
1000 m - Susana Malheiro (Cooperativa Vale S. Cosme - Braga) - 19,23
Comprimento – Joana Carlos (Leiria) – Melhor marca: 4.77
Infantis B Masculinos
40 m - Daniel Chagas (EB D. José I - Algarve) – 5.61
1000 m - André Andrade (Agrupamento de Escolas Paião – Coimbra) - 56,05
Comprimento – Yaroslav Kolodiy (Alto Alentejo) – Melhor Marca: 5.22
Iniciados Femininos
40 m - Mariana António (Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes - Lezíria e Médio Tejo) -5.89
1000 m - Sofia Teixeira ( Escola Básica 2/3 De Caide Rei – Tâmega) - 5.20
Comprimento - Isabel Brás (Baixo Alentejo e Litoral) – Melhor Marca – 5.01
Iniciados Masculinos
40 m - Luís Machado (EB 2/3 Pedome - Braga) – 5.31
1000 m - Fábio Gomes (Escola Secundário Do Felgueiras – Tâmega) - 45,16
Comprimento – Fábio Martins (Lezíria e Médio Tejo) – Melhor Marca: 6.24
Juvenis Femininos
40 m – Olympia Barbosa (Escola secundaria reis silveira – Seixal – Setúbal Norte) – 5.72
1000 m - Andreia Rodrigues (Escola Secundária da Trofa-Porto) - 8,95
Comprimento – Larissa Vieira (Lezíria e Médio Tejo) – Melhor Marca: 4.99
Juvenis Masculinos
Rafael Neves (Escola Secundaria Avelar Brotero- Coimbra) – 5.21
Miguel Marques (Agrupamento de Escolas Fragata Do Tejo – Moita – Setúbal Sul) - 37,44
Micael Seixeiro (Aveiro) - Melhor marca: 6.26
Estafeta Mista - Iniciados e Juvenis- Femininos/Masculinos
Lezíria e Médio Tejo - 51,88
Setúbal Sul - 52,08
Coimbra - 52,51
Estafeta Mista - Infantis A e B - Femininos/Masculinos
Braga - 39,06
Leiria - 39,94
Setúbal Norte - 39,97



Enviados Especiais : Filipa Oliveira (texto) e Filipe Oliveira (fotos)
|