|
Nova suspensão poderá afetar idas a Helsínquia.
A Federação Grega de Atletismo anunciou hoje a suspensão das competições nacionais por, pelo menos, um mês, depois de em dezembro ter realizado uma ação semelhante...
A situação insustentável do atletismo grego continua a provocar vida difícil a atletas e dirigentes gregos. Hoje a Direção da Federação Grega de Atletismo acabaria por anunciar a suspensão de todos os eventos nacionais durante um mês, que afetará, por exemplo, meetings importantes de preparação dos atletas gregos para os grandes eventos internacionais. Esta não é, contudo, a primeira vez que tal situação ocorre na Grécia, após o final do ano de 2011 ter sido atribulado, até que fossem definidos os cortes a aplicar.
Conhecidos estes cortes, que ascendem a mais de dois milhões de euros, hoje esta federação acabaria por tomar a decisão da paragem, em comunicado : ”A Direção decidiu por unanimidade suspender todas as atividades no país até que os cortes de fundos sejam revistos”. A decisão para já afetarás os eventos nacionais, mas esta mesma federação pondera mesmo uma eventual não participação no próximo Europeu de ar livre, em Helsínquia. Em causa estão vários meses de subsídios por pagar a atletas e treinadores e ainda a fornecedores, que tornam esta federação insustentável financeiramente.
Valeriam aos atletas gregos todas as infraestruturas criadas no âmbito dos Jogos Olímpicos de 2004, realizados em Atenas, mas mesmo estas encontram-se em mau estado de conservação e que levam os atletas a reclamar condições para se prepararem para os grandes eventos. Alexandra Papageorgiou, lançadora de martelo grega, lamentou a agências noticiosas internacionais o momento em que vive, sem condições de treino : ”Tenho vivido ao longo dos melhores momentos do atletismo grego e agora estou a viver o pior momento.”.
O atletismo é apenas uma das faces da crise económica vivida na Grécia, além de uma crise política e social que tem tornado o país quase ingerível. Não será apenas o desporto o lado mais afetado desta crise, mas também cuidados de saúde e serviços públicos no geral. Mas não deixa de ser verdade que além de tudo isso, sai melindrado o desporto no país que deu origem à criação dos Jogos Olímpicos da era moderna, precisamente no ano em que se realizam...
Conteúdos relacionados
Grécia suspende atletismo
|