Atleta Digital - Atletismo brindado por David FonsecaAtleta Digital
Atletismo brindado por David Fonseca
Quinta, 29 Março 2012
Marta Onofre protagonizou novo videoclip.
Um hino ao atletismo, uma dedicatória ou uma mera mostra da modalidade...O Atleta-Digital esteve à conversa com David Fonseca, Jorge Vieira e, claro, Marta Onofre...
É muito raro o atletismo ser retratado de forma artística em grandes meios audiovisuais e não deixará de ser curioso perceber que foi o artista a querer ver representada uma outra arte dentro do seu videoclip, o salto com vara. Este é o primeiro lançamento do álbum Rising inserido no projeto Seasons! Propositado ou não, a verdade é que a música intitulada por “What life is for” passou desde logo a ter um significado especial para o atletismo português, onde Marta Onofre é a protagonista...Mas não bastasse a modalidade ficar bem na fotografia, foi também o Centro de Alto Rendimento do Jamor a sair com uma excelente imagem, não fosse também ele um espaço muito especial para a modalidade....
A IDEIA DE DAVID FONSECA SAIU DO PAPEL PARA AS PISTAS...
Poucos saberão, mas David Fonseca treinou atletismo enquanto jovem, na região de Leiria. A sua estatura permitiu-lhe fazer salto em altura, com resultados melhores que os seus colegas : “No atletismo tens de fazer várias especialidades, não é só salto em altura e eu fiquei logo desinteressado até porque não tinha jeito para mais nenhuma. Só no salto em altura fazia melhores marcas por isso só aguentei aí umas três semanas. Mas ainda fui fazer uns treinos ao Estádio de Leiria com outros atletas.”. Apesar das suas raízes, a opção acabaria por não ser um atleta leiriense, numa escolha que se baseou simplesmente na navegação pela internet...e a escolha foi Marta Onofre!
Atleta-Digital : Já conhecias a Marta ou foi uma escolha apenas pela modalidade?
David Fonseca: Não a conhecia. Fiz uma pesquisa pelos atletas que faziam salto com vara e encontrei três ou quatro pessoas. Achei claramente que ela tinha uma cara e uma forma de encarar a modalidade convincente e depois de a convidar e a conhecer achei-a muito simpática, apesar de tímida e que tinha uma força no olhar, algo muito forte enquanto saltava..
Mas a dúvida ficará para o espetador mais atento à modalidade : Porquê o atletismo?. Para David Fonseca esta foi apenas uma das muitas ideias que teve, já que foi o responsável pela elaboração deste videoclip. Na escolha das ideias o artista diz-nos orgulhosamente que ”depois de percorrer alguns desportos escolhi a vara”. O objetivo, diz, foi a tentativa de fazer a ponte entre a mensagem da música e a imagem a transmitir.
Atleta-Digital : Tens conhecimento da recetividade que o vídeo tem tido dentro da comunidade do atletismo?
David Fonseca : A receção tem sido muito em relação à Marta. As pessoas viram de forma positiva a escolha da modalidade. O vídeo foi filmado à noite e há uma certa magia à volta do salto, algo místico. Vivemos num país dominado sistematicamente pelo futebol e estas não são áreas muito seguidas. Por isso é um grande prazer se conseguir com este vídeo ter esse papel de mostrar aos outros esta modalidade. Não foi feito com esse objetivo e sim para mostrar a música mas é uma área que merece toda a atenção e é impressionante a dedicação que os atletas aplicam e que pude observar na noite em que filmei (no CAR).
Marta Onofre, por seu turno, tem aproveitado para mostrar a algumas pessoas o que faz. ”Através do videoclip muitas pessoas próximas passaram a ver-me salltar” diz a tímida saltadora portuguesa, que passou a ser reconhecida na faculdade com este videoclip. ”Acho que foi bastante positivo, as pessoas estão a gostar muito do resultado final”.
O CENTRO DE ALTO RENDIMENTO QUE ACOLHEU ATLETISMO NUMA NOITE DE DOMINGO
Os mais atentos terão logo percebido que o espaço utilizado para gravar o videoclip foi o Centro de Alto Rendimento, uma escolha onde seria simples de encontrar lógica, mas porque também o espaço transmite alguma arte. Já serviu para algumas sessões fotográficas, como por exemplo do atleta Arnaldo Abrantes, mas nunca servira para um videoclip. O facilitador desta autorização especial, que teve de ser validada superiormente, foi Jorge Vieira, responsável pela nave coberta que hoje em dia permite aos melhores atletas portugueses treinar, entre eles Marta Onofre. ”Depois de perceber o retorno da iniciativa e quando percebi que era uma oportunidade para divulgar o atletismo, pareceu-me que era um momento a não perder”, disse de forma orgulhosa Jorge Vieira. Se este foi um momento de promoção, o responsável pelo espaço considera que no futuro a Nave poderá ser promovida de uma outra forma : ”Temos hoje um produto que pode passar a ser comercial...”
Já para David Fonseca a escolha do espaço acabaria por ser quase inevitável, até porque Portugal tem poucos locais com infraestrutura de salto com vara, que estejam em ambiente coberto. ”Quando vi o Jamor achei que era o local ideal”, considerou o músico, que passou à fase do “rabiscar”, no seu caderno simples e onde as ideias para o videoclip foram transmitidas à atleta Marta Onofre. Por seu turno a atleta considerou esta interação muito positiva : ”Não tinha ideia que era ele que fazia tudo. Correu bastante bem, foi uma experiência nova”.
O CAR acabaria por ser “invadido”, num final de tarde de domingo, por uma parafernália de equipamento e de técnicos para produzir o videoclip, como as imagens do making of o demonstram. E que melhor forma de retratar a técnica de salto com vara de Marta Onofre, que um videoclip recolhido naquele que é o seu local de treino, com o seu treinador, Pedro Pinto, presente e a observar todos os movimentos? ”Foram nove horas de trabalho desde os preparativos com a maquilhagem” diz Marta Onofre, que saiu perto das 4 da manhã do Jamor, confessando o cansaço a essa hora, mas não menos cansada que David Fonseca que já só saiu do Jamor quatro horas depois, totalizando quase 14 horas de trabalho intensivo.
DE ANÓNIMA A PROTAGONISTA, NUMA ALMA TÍMIDA MAS RESPONSÁVEL...
Marta Onofre não é anónima no atletismo, estando a lutar para estar acima dos quatro metros muito em breve, a avaliar pelas marcas alcançadas recentemente. Contudo, para o grande público, o seu anonimato deixou de o ser a partir do momento em que se mostrou como protagonista deste videoclip. Foi o seu primeiro trabalho a este nível, mas não o primeiro convite para trabalhos com a sua imagem: ”Já me tinham feito antes uma proposta para uma sessão fotográfica”.
No cruzamento de informação, se é verdade que David Fonseca já praticou atletismo (por três semanas), não é menos verdade que Marta Onofre aprendeu música enquanto jovem, mas por um período mais persistente, três anos! Mas é atualmente no Centro de Alto Rendimento onde aposta na sua carreira desportiva, em paralelo com a faculdade, não se deslumbrando com esta gravação, porque o desporto é para si o mais importante de se fazer dentro desta nave coberta.
Por fim deixámos perguntas equiparadas aos dois, que transmitem a paixão de ambos pelo que fazem, não esquecendo o momento da gravação do videoclip, que transmitirá um momento de pura arte associada ao desporto.
Atleta-Digital : David, o que gostas mais, saltar enquanto cantas, ou cantar e veres a Marta saltar?
David Fonseca : Eu gosto de ver a Marta a saltar mas gosto mais de saltar enquanto canto porque seria muito aborrecido eu não poder saltar nesse momento.
Atleta-Digital : Marta, o que gostas mais, cantar enquanto treinas ou treinar e ouvir música?
Marta Onofre: Treinar e ouvir música, porque treinar e cantar exigiria muito mais concentração da minha parte.
Agora ambos seguem os seus caminhos, David Fonseca em busca do sucesso do projeto Seasons, Marta Onofre em busca de consolidar o mérito de ser a melhor atleta portuguesa da atualidade, a treinar somente em Portugal. Aqui, no Atleta-Digital, ficam as fotos do making of e o videoclip.
Agradecimentos especiais aos intervenientes e à cedência das fotografias (Filipe Ferreira) do Making Of