O número 100 que afinal serve vários fins...
O Europeu de ar livre está em contagem decrescente e a 100 dias da sua realização começam a aparecer os primeiros números...
Está longe a escolha do número de atletas portugueses que estarão no próximo mês de Junho em Helsínquia, mas a prova está muito movimentada na Finlândia. A prova disso são os 100 mil bilhetes já comprados ou reservados até ao momento, dos 160 mil que a Organização tem como objetivo. Segundo a organização este número não inclui ainda a presença de jornalistas e voluntários no evento, o que mostra a adesão do povo nórdico aos eventos de atletismo. Esta será a terceira vez que o evento visita Helsínquia, depois de passagens bem sucedidas nos anos de 1971 e 1994. Passará, assim, a ser a cidade que mais Europeus de ar livre acolheu, um número significativo que demonstra a confiança da Associação Europeia de Atletismo nas organizações deste país.
Algumas seleções colocaram provisoriamente mais de cem elementos com presença prevista em Helsínquia. Alemanha, Rússia, Grã-Bretanha, Polónia e Espanha foram os países que apresentaram como provável a presença de comitivas com mais de cem elementos.
Entretanto a Organização já tem definidas duas estratégias de merchandising distintas. Por um lado a música oficial do evento já tem banda confirmada, os Rasmus. Esta é a banda filandesa com maior projeção internacional e prometem ajudar na promoção do evento durante os últimos meses. Por outro lado a mascote, de nome “Appy”, já vai aparecendo e distingue-se de outras mascotes pelo aspeto altamente icónico e tecnológico. Aliás, esta mascote, que não quer ser apelidade de “esponja”, promete ser bastante visível : “Eu sou uma aplicação. Esperem para ver eu espalhar a minha magia pelos vossos dispositivos móveis. Irei enviar os resultados em direto durante os campeonatos, notícias e fotografias...”.
O Europeu de ar livre, que este ano servirá como preparação para os Jogos Olímpicos, promete ser um evento marcante e a 100 dias tudo parece organizado. As provas serão disputadas entre os dias 27 de Junho e 1 de Julho, uma versão mais reduzida dos campeonatos, já que em ano de Jogos Olímpicos provas longas estarão ausentes, para não perturbar a preparação para as provas olímpicas.
|