Pistorius com mínimo para Londres
|
Sábado, 17 Março 2012 |
Mínimo obtido hoje na África do Sul.
O velho sonho do sul-africano ainda não está realizado, mas o mínimo já foi obtido, embora tenha de o repetir...
A marca de 45,20 segundos aos 400 metros não seria, por certo, notícia se não estivéssemos a falar de Oscar Pistorius. O atleta, amputados das pernas, persegue o sonho de ser o primeiro atleta paralímpico a marcar presença em Jogos Olímpicos, depois de em Pequim ter visto esse sonho negado. Depois de já ter obtido o feito de estar em Mundiais, agora é a vez do atleta pensar nos Jogos Olímpicos, porque hoje mesmo correu uma décima abaixo dos mínimos “A”, o que o coloca numa situação bastante favorável. A prova decorreu na localidade de Gauteng North (África do Sul).
Apesar de ter o mínimo na mão, o sul-africano terá agora de repetir o mínimo dentro do período de três meses anteriores ao da realização dos Jogos Olímpicos. A outra possibilidade é o atleta integrar a estafeta de 4x400 metros, embora esta seja uma possibilidade mais remota, depois dos problemas levantados no Mundial por se entender que a sua participação só poderá ocorrer no primeiro percurso, por causa da integridade física dos adversários.
Para já o caminho até Londres ainda é longo e outros nomes poderão impedir que Pistorius deixe de ser escolha na selecção sul-africana, até porque a sua federação não tem facilitado a presença do paralímpico nos eventos. A própria comunidade internacional do atletismo não tem visto a presença do sul-africano com bons olhos, pelo receio da abertura de um precedente que poderá comprometer as lutas de igual para igual entre todos os atletas...
|