Qualificação para abrir, como já se torna habitual.
Marco Fortes é o primeiro dos dois atletas portugueses a entrar em competição, um hábito que o tem tornado mais forte nas qualificações,nos últimos grandes eventos.
Não será com toda a certeza uma qualificação fácil para o português, que para uma passagem à final deverá ter de conseguir marcas muito próximas, ou superiores, ao seu recorde nacional, numa concorrência que se espera forte e ativa.
Num grupo que é único, Marco terá duas formas de qualificação para a final, que se disputa da parte da tarde do dia de amanhã : lugar entre os oito primeiros ou uma marca acima de 20.70 metros. Não sendo inacessível, esta forma de qualificação será bastante seletiva, com apenas seis atletas com marcas superiores neste ano, entre eles o português Marco Fortes…
A qualificação realiza-se logo de manhã, às 7:55 (hora portuguesa), com o desfasamento horário para a Turquia a ser de duas horas, ou seja 09:55 na capital da Turquia. Na ordem de lançamentos o português será o 13º a lançar, um número que se espera não ser de azar para um atleta que fez um ano de 2011 no melhor nível da sua carreira, abrindo a época com o seu recorde nacional de 20.91 metros.
Se passar à final o português competirá às 17:15 horas, naquele que deverá ser o último evento a terminar neste primeiro dia de competições.
O Atleta-Digital estará desde manhã a realizar comentários em direto, a partir do seu portal, um tipo de cobertura já habitual nos grandes eventos, que acompanhará, não só as provas dos portugueses, mas também as provas internacionais. Istambul é, durante três dias, a cidade de muitos sonhos atléticos e a pista é o palco desses sonhos, numa ano em que a competição maior são as dos Jogos Olímpicos…
Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto), Filipe Oliveira e Marcelo Silva
|