Damião e Félix com novos títulos

Domingo, 26 Fevereiro 2012
Damião e Félix com novos títulos

Campeonato Nacional de corta-mato disputado em Albufeira.

O Crosse das Amendoeiras em Flor, recebeu o campeonato nacional, mas também fez parte do circuito da IAAF... 

O dia teve presença de sol no Algarve, num dia de Primavera com 18 graus de temperatura. O percurso, um misto de relva com areia, foi melhor para uns que para outros e as vitórias absolutas de atletas quenianos, que vieram gozar do prestígio do evento. Na prova feminina Gorreti Jepkoech era uma quase desconhecida no panorama internacional e lutou com a prestigiada Yelena Prokopchuka (Letónia) a vitória. Acabaria por triunfar com uma boa vantagem de 24 segundos, sobre a letã e 28 segundos sobre a portuguesa Ana Dulce Félix, que aqui se sagraria, pela terceira vez, campeã nacional de corta-mato. “O objetivo era o campeonato nacional e sermos as primeiras em equipas e consegui as duas coisas, além de ter subido ao pódio individual. Só posso estar contente e queria dedicar esta vitória à minha colega Elisabete Lopes, do Maratona Clube de Portugal, que está a passar por uma má altura em termos de saúde”. A portuguesa acabaria por ser mesmo campeã nacional por larga margem, já que Anália Rosa (Maratona CP) foi segunda classificada quase uma chegada quase meio minuto depois. A terceira classificada foi a sub-23 Carla Salomé Rocha (Sporting), que foi a surpresa do setor feminino, à frente das credenciadas Ana Dias, Leonor Carneiro e Inês Monteiro e até da francesa Sophie Duarte, que ficou “apenas” no 7º lugar. Coletivamente a vitória sorriu, mais uma vez, ao Maratona Clube de Portugal (12 pontos), seguida da equipa do SC Braga (49 pontos) e com a ADERCUS (72 pontos) a fechar o pódio.

Dulce Félix

Na prova masculina imperou um grupo compacto que só se foi desfazendo às últimas voltas. As exceções foram os africanos Kiprono Menjo (Quénia) e Mohamed Burka (Etiópia) que acabaram por se isolar dos restantes e disputaram entre si a vitória final. A vitória foi para Menjo, que pela quarta vez venceu nas Amendoeiras em Flor, uma prova que admite apreciar bastante, acabando com quatro segundos de vantagem sobre o etíope. Com um atraso de 18 segundos chegaria Manuel Damião (Maratona CP), o primeiro português a cortar a meta e que, desta forma se sagrou campeão nacional de corta-mato, depois de, tal como Dulce Félix, já se ter sagrado este ano campeão nacional de estrada. “Estou super satisfeito. Foi uma vitória desejada e trabalhada já há muitos anos, mas com o desenrolar da prova e na frente até a última volta final senti-me capaz de lutar pela vitória”, disse Damião que confessa que gostava de aproveitar o momento de forma para fazer uma competição de 10 mil metros e lutar pelo recorde pessoal e um lugar nos Jogos Olímpicos de Londres. Rui Teixeira (Maratona CP) acabaria por chegar muito perto, a três segundos de Damião, eufórico pela possibilidade de um título nacional nos próximos anos, enquanto José Rocha acabaria terceiro português, desgastado, admitindo o seu desagrado pelo tipo de percurso. Youssef el Kalai, que era um dos atletas que tinha hipótese de um bom resultado hoje, acabou desistente, enquanto que Sérgio Dias se destacou na equipa do Maratona Clube de Portugal. Na luta coletiva entre Maratona Clubes de Portugal e Conforlimpa foi o clube laranja a levar a melhor, como era esperado de início. Os 12 pontos contrastam com os 33 pontos da Conforlimpa, que teve em Hermano Ferreira (4º) o melhor classificado, um lugar à frente de Sergiy Lebid, numa altura em que o Maratona já tinha três atletas chegados à linha de meta. No terceiro lugar classificou-se a equipa do Maia AC, com o melhor classificado a ser Pedro Ribeiro, no 7º lugar do campeonato nacional.

SETOR JOVEM TAMBÉM FOI INTERNACIONAL...E COMPETITIVO!

Se as provas séniores tiveram disputas interessantes, também estas disputas interessantes ocorreram ao nível dos escalões jovens. Aproveitando um estágio no Algarve, alguns atletas noruegueses marcaram presença no evento e desta forma a norueguesa Heidi Maartensson triungou em juvenis, perante a melhor portuguesa, Sónia Ferreira (UD Várzea). Já no setor masculino o mais rápido foi o português Hélder Costa (Benfica), num pódio onde além de André Pereira (CB Paredes) esteve o norueguês Kristian Tjornhom. Coletivamente vitória de Benfica (no setor masculino) e da UD Várzea (no setor feminino).

Nas provas de júniores Silvana Dias (UD Várzea) foi mais forte que a norueguesa Karoline Skatteboe, que ocupou o segundo lugar. Foi uma vitória destacada, num pódio que ainda teve a portuguesa Catarina Gonçalves (UD Várzea). O pódio masculino já foi todo ele português, com nova vitória de Samuel Barata (Benfica), que levou atrás de si Adrião Rodrigues (Benfica) e Ruben Pessoa (Maratona CP). Benfica, que foi recentemente campeão europeu de juniores, voltou a vencer no setor masculino, enquanto que no setor feminino foi novamente a UD Várzea a triunfar, saindo de Albufeira com dois troféus coletivos.

RESULTADOS (Camp. Nacional):

Juvenis Femininos:

1. Sónia Ferreira (UD Várzea) – 10.42
2. Jéssica Lopes (Liberdade FC) – 11.04
3. Diana Ribeiro (D. Vale Vizela) – 11.06
Coletivo : UD Várzea (57), SL Benfica (65), CO Pechão (128)

Juvenis Masculinos :
1. Hélder Costa (SL Benfica) – 12.36
2. André Pereira (CB Paredes) – 12.45
3. André Miranda (CD Feirense) – 12.52
Coletivo : SL Benfica (53), SC Braga (79), UD Várzea (96)

Juniores Femininos :
1. Silvana Dias (UD Várzea) – 21.49
2. Catarina Gonçalves (UD Várzea) – 22.36
3. Diana Almeida (SL Benfica) – 24.03
4. Sueli Gomes (UD Várzea) – 24.23
5. Daniela Sousa (ADR Água de Pena) – 24.38
Coletivo : UD Várzea (14), SST São João da Madeira (68), NúcleOeiras (94)

Juniores Masculinos :
1. Samuel Barata (SL Benfica) – 25.50
2. Adrião Rodrigues (SL Benfica) – 25.55
3. Ruben Pessoa (Maratona CP) – 25.57
4. Fernando Serrão (Maia AC) – 25.59
5. Paulo Alves (GDR Conforlimpa) – 26.01
Coletivo : SL Benfica (16), Maratona CP (35), Maia AC (60)

Seniores Femininos :
1. Dulce Félix (Maratona CP) – 26.33
2. Anália Rosa (Maratona CP) – 26.59
3. Carla Salomé Rocha (Sporting CP) – 27.01
4. Ana Dias (Maratona CP) – 27.16
5. Leonor Carneiro (Maratona CP) – 27.21
6. Inês Monteiro (Maratona CP) – 27.41
7. Doroteia Peixoto (NA Joane) – 28.01
8. Ana Mafalda Ferreira (GD Estreito) – 28.18
9. Filomena Costa (SC Braga) – 28.19
10. Daniela Cunha (Maratona CP) – 28.33
Coletivo : Maratona CP (12), SC Braga (49), ADERCUS (72)

Seniores Masculinos :
1. Manuel Damião (Maratona CP) – 35.58
2. Rui Teixeira (Maratona CP) – 36.01
3. José Rocha (Maratona CP) – 36.12
4. Hermano Ferreira (GDR Conforlimpa) – 36.19
5. Licínio Pimentel (GDR Conforlimpa) – 36.31
6. Fernando Silva (Maratona CP) – 36.46
7. Pedro Ribeiro (Maia AC) – 36.47
8. Sérgio Dias (Maratona CP) – 36.49
9. Bruno Jesus (Maia AC) – 36.50
10. Ricardo Ribas (Maratona CP) – 36.50
Coletivo : Maratona CP (12), GDR Conforlimpa (33), Maia AC (56)

Carla Salomé Rocha

Enviado Especial : Bruno Araújo (fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2