Nacional de Corta-Mato no domingo.
Numa altura de crise, organização levará a cabo uma edição com um orçamento reduzido, apesar do evento pertencer ao circuito mundial.
É já este domingo que se realiza em Albufeira o mítico corta-mato das Açoteias, que já foi palco de um europeu de corta-mato. A prova, que já foi considerada das melhores provas mundiais, acolherá este ano o campeonato nacional de corta-mato longo. Esta prova enquadra-se ainda no circuito da IAAF, esperando-se uma prova de alto nível, apesar das restrições orçamentais.
Em termos nacionais, o leque de atletas é diversificado e repleto de atletas de elite. Em masculinos e olhando para 2011, os três atletas do pódio estarão presentes, destacando José Rocha (3º em 2011) que detém a medalha de bronze dos europeus de corta-mato realizados em Dezembro, em Velenje. Correrão também o primeiro e segundo classificados de 2011, Youssef al Kalai e Marco Morgado, para além de Manuel Damião que é o atual campeão nacional de estrada e foi quinto o ano passado. Todos os atletas presentes este ano no europeu de corta-mato, marcarão presença juntando-se assim ao grupo Tiago Costa, Rui Teixeira, Bruno Jesus, Ricardo Ribas e Pedro Ribeiro. Da equipa que representou Portugal em sub-23 apenas estarão presentes Daniel Gregório e Ricardo Figueiredo, mas de realçar a presença de Rui Pinto, atual campeão nacional de sub-23 dos 3000 metros.
Nos femininos, a campeã da edição anterior e vice-campeã europeia de corta-mato, Dulce Félix marcará presença, tal como Leonor Carneiro, Anália Rosa, Ana Dias, Doroteia Peixoto e Ercília Machado, que fizeram parte da equipa portuguesa em Velenje. Em sub-23 o destaque vai para Carla Salomé Rocha que tem demonstrado uma excelente forma física, foi nona em Velenje e é a atual campeã nacional sub-23 nos 3000. As restantes atletas que integraram a equipa portuguesa, Catarina Ribeiro, Daniela Cunha
e Bárbara Ferreira também estarão no Algarve este fim-de-semana, uma vez que Catarina Lima não faz parte da lista de inscritos.
Esta prova marca também a luta coletiva para a representação portuguesa na Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato do próximo ano, sendo expectável uma vitória do Maratona Clube de Portugal nos dois géneros, embora a Conforlimpa possa ter sempre uma palavra a dizer no setor masculino.
|