Votação de melhor atleta português do mês de DJaneiro.
Vera Santos (19.74%) e Marco Fortes (38.15%) foram os mais fortes da votação de melhor atleta português do mês.
Foi a pista coberta que imperou em Janeiro, apesar de alguns corta-mato e apesar da vencedora feminina também ter competido em estrada. Vera Santos sagrou-se campeã regional de Lisboa na prova de 10 km e a melhor do nacional de clubes, com uma das melhores marcas mundiais, na prova de 3000 metros marcha, em pista coberta. Marco Fortes obteve um novo recorde nacional de lançamento do peso, em pista coberta, um feito que tem vindo a ampliar.
O longo percurso de Marco Fortes é, enquanto atleta, uma notável escalada nas distâncias a que o peso é arremessado e nesta época uma maior estabilidade acima dos 20 metros, já no Inverno. Foi o melhor na prova de lançamento do peso no apuramento para a final do Nacional de Clubes, dias depois de na Alemanha ter ficado no terceiro lugar no Erdas Meeting, onde com 20.57 metros obteve o seu primeiro recorde do ano. Janeiro foi, assim, um mês muito importante na carreira do lançador que apostará uma boa presença no Mundial de pista coberta, depois de uma excelente prova em Daegu, em 2011. Como vencedor desta votação é a terceira vez que o consegue, já que além deste mês venceu os meses de Fevereiro e Junho de 2010. Contudo o lançador português tem sido presença assídua nos nomeados e muitas das vezes integrando os pódios, para além dos que alcança em provas.
 Foto : Edgar Barreira / Atleta-Digital
Também pela terceira vez enquanto vencedora desta votação, Vera Santos confirmou neste ano uma boa arrancada como noutros anos, onde nem se tem dado nada mal nas provas de pista coberta. Desta vez, além da melhor marchadora no apuramento para a final do Nacional de Clubes, na prova de 3000 metros marcha (12.35,12 minutos), Vera Santos acabou também campeã regional de marcha, na distância de 10 quilómetros (45.00 minutos). Confirmou, assim, um bom início de época, prestigiando mais uma vez a marcha nacional, num ano que se espera combativo ao nível da luta por um lugar nos Jogos Olímpicos de Londres, tal é a competitividade...Apesar da vitória nesta votação, foi ao mesmo tempo das votações mais disputadas entre todas as nomeadas, o que justifica a mais "magra" percentagem, desde que a votação foi lançada, em 2008.
 Foto : Filipe Oliveira / Atleta-Digital
Nos restantes lugares da votação ficaram as velocistas, a segunda também barreirista, Sónia Tavares (18.02%) e Andreia Felisberto (16.67%), estreante na votação, enquanto que no setor masculino o pódio foi preenchido pelo marchador João Vieira (10.43%) e o varista Edi Maia (7.12%).
Mais uma vez é de referenciar que esta é uma votação que tem quatro grupos distintos (Público, Generalista, Treinadores e Atleta-Digital), sendo os três últimos grupos convidados pela administração do Atleta-Digital, segundo parâmetros de imparcialidade e honestidade.
JURI “ATLETA-DIGITAL.COM”
- Edgar Barreira (Administrador)
- Filipe Oliveira (Administrador)
- Rafael Lopes (Colaborador do Dep. Conteúdos)
JURI “TREINADORES”
- Prof. José Uva
- Teodoro Marújo
- Prof. Ricardo Esteves
- Prof. Rui Norte
- Prof. Paulo Constantino
JURI “GENERALISTA”
- António Manuel Fernandes (Revista Atletismo)
- Carlos Viana Rodrigues (AMMA Magazine)
- Filipa Oliveira (Atleta-Digital)
- Daniela Ferreira (Convidada)
- José Neves (Estatístico)
|