Sérgio Silva suspenso no duatlo
|
Quarta, 15 Fevereiro 2012 |
Top Fuel Launch fez mais uma «vítima».
A União Internacional de Duatlo condenou o atleta a seis meses de suspensão, à imagem da suspensão que aconteceu para Sara Moreira, que tomou o mesmo suplemento, com a mesma substância.
Atleta do Maratona Clube de Portugal acusou positivo com a substância methylhexaneamina, proibida ao abrigo da Agência Mundial Antidoping. A notícia foi avançada pela Agência Lusa, confirmada pelo próprio Sérgio Silva em comunicado : “No passado dia 24 de setembro, realizou-se em Gijon o Campeonato do Mundo (Duatlo), onde fui submetido ao controlo antidoping. Neste controlo, foi encontrada a substância methylhexaneamina (MHEA), tendo como consequência a violação das regras antidopagem. Acontece que a substância se encontrava no suplemento alimentar `Top Fuel Launch´, fabricado pela empresa americana SAN e comercializada em Portugal, sendo um produto legal e de venda livre. Esta razão deve-se ao facto de o produto ter sido produzido e comercializado há dois anos antes da substância ser ilegal e de não ter sido retirada do mercado”.
A história repete-se assim com o mesmo produto que Sara Moreira utilizou, prescrito pelo mesmo nutricionista, Rui Runa, que já no caso da atleta Sara Moreira tinha considerado que a ingestão deste suplemento não teria dado em positivo nos controlos antidoping feitos a outros atletas. Sérgio Silva acabou mesmo condenado e a suspensão estará ativa até 9 de Maio deste ano.
Tal como Sara Moreira o atleta do Duatlo, que também tem tido um papel importante no atletismo, pede mais proteção aos atletas para evitar casos destes. Também como no caso de Sara Moreira esta foi considerada uma ação sem qualquer intenção de melhoria do rendimento, o que levou à aplicação da pena mínima. Durante o período de suspensão a participação de Sérgio Silva no atletismo tem sido mais ao nível das provas de estrada, onde o resultado mais importante foi a vitória na Meia-Maratona de Ovar.
|
A substância em causa está contida na lista da WADA, isso não quer dizer que seja ilegal, sendo só "ilegal" para quem pratique um desporto que esteja sobre as regras da WADA.
Porque muitos das substancias proibidas pela WADA, são legais e utilizadas no dia a dia por muitos cidadãos para uma panóplia de funções desde problemas de saúde, estética, etc...
Os atletas tem de ler e informarem se do que está contido no rótulo, e aceitarem que podem estar substancias contidas no produto que não estão mencionadas no rótulo e que se forem detectadas no seu sistema estes são responsáveis.
Eu cá dou os parabéns à FPA pela transmissão que fez, e estes parabéns são unanimes. Menos para uma pessoa, esse tal pseudointlectual, que não passa de um frustrado da modalidade e que quer é fama. Eu vou fazer questão de te desmascarar, porque não vales nada. As pessoas da FPA vão saber quem tu és, porque critica fortuita é o que ti fazes. Eu sei coisas do teu tempo de atleta que ficam bem no teu currículo, engenheiro de borrar as botas. ah ah