Novo recorde de Marco Fortes

Quarta, 08 Fevereiro 2012
Novo recorde de Marco Fortes

20.77 metros coloca-o no top-3 europeu do ano.

Na Pedro’s Cup, em Bydgoszcz (Polónia), Marco Fortes foi feliz, não só porque alcançou o recorde nacional de novo, mas também porque se coloca bem nos rankings internacionais. 

Cada vez mais Marco Fortes demonstra que tem bastante mercado internacional e 2012 poderá ser a época em que poderá sonhar com os 21 metros, um feito ao alcance de poucos que hoje ficou por 23 centímetros. O concurso de Marco Fortes, na Polónia, foi aberto com a marca de 20.11 metros e logo no segundo ensaio o peso de 7.260 quilogramas foi disparado a 20.74 metros, um recorde nacional que já superava o anterior, obtido há duas semanas, por 17 centímetros. Para mostrar que a marca não era um acaso, Fortes voltou a lançar longe, nos 20.66 metros, uma marca acima dos 20.50 metros, como ocorreu também no quinto ensaio (20.56 m). Para fechar o concurso o lançador português chegou aos 20.77 metros que foi novo recorde nacional, a terceira melhor marca europeia do ano e muito próximo de Christian Cantwell (EUA), que fez 20.96 metros. Além do campeão mundial indoor, Tomasz Majewski, campeão olímpico a lançar no seu pais, fez 21.05 metros, tendo sido apenas estes os dois atletas à frente do português. Atrás ficaram outros cinco atletas, incluindo uma das referências norte-americanas, Reese Hoffa (20.61 metros).

Tal como já há um ano o português tinha estado em Chemnitz, onde tinha batido o anterior recorde nacional, Marco Fortes já tinha ido à Pedro’s Cup em 2011 onde na altura fez “curtos” 19.30 metros. Comparativamente há um ano os lançamentos têm saído mais de um metro para lá do que fez há um ano e na subida de forma tudo se poderá esperar quanto ao Mundial de pista coberta, o primeiro objetivo da época. Para já o próximo evento será em Pombal, no próximo fim-de-semana, onde tentará ajudar o Benfica a sagrar-se campeão nacional de pista coberta.

ISINBAYEVA LONGE DE SUHR

Outras duas provas se disputaram em Bydgoszcz, uma cidade que se pode considerar amiga do atletismo, tantas as competições que tem recebido ao longo dos últimos anos. No salto com vara masculino a vitória sorriu ao polaco Lukasz Michalski (5.72 metros), numa prova que não teve muitos dos primeiros planos mundiais. Já no salto com vara feminino, única prova sem vitória de atletas polacos, Yelena Isinbayeva (Rússia) fez a sua segunda prova do ano, onde não melhor, obtendo “apenas” 4.68 metros, marca que fica distanciada de 20 centímetros da alcançada pela norte-americana Jennifer Suhr há dias.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2