Mundial destinado a atletas com Síndrome de Down.
Entre 15 e 21 de Maio os Açores acolherão o Mundial IAADS, uma iniciativa fortemente apoiada pelo Governo Regional dos Açores.
Numa previsão de presença de 170 atletas, de 17 países diferentes, o Mundia IAADS terá a organização da ANDDI-Portugal, anteriormente designada por ANDDEM (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Mental). Este ano estarão presentes atletas de África do Sul, Brasil, Camarões, Costa Rica, Estónia, Finlândia, Gana, Grã-Bretanha, Itália, Macau, Nigéria, República Dominicana, Turquemenistão, Turquia e Venezuela. A primeira edição realizou-se em 2010, no México, enquanto a primeira edição no formato de Europeu aconteceu em 2011, em Itália.
Em representação do Governo Regional dos Açores, Cláudia Cardoso considerou que “o potencial do desporto como fenómeno de inclusão e de capacidade de tolerância e de igualdade entre todos é inequívoco”.
Esta é, assim, uma porta aberta a outros grandes eventos para Portugal, nomeadamente na área do desporto para atletas com limitações, uma área onde o país se encontra bem cotado internacionalmente, principalmente na vertente do INAS, ou seja na vertente dos atletas com deficiências intelectuais.
|