TCCE de Corta-Mato disputa-se no Domingo.
Maratona, Conforlimpa, Benfica e Várzea são os clubes que disputarão a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-mato, em Castellon (Espanha).
No próximo Domingo disputa-se a Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato, pela primeira vez em Castellon, pela sexta vez em Espanha no setor masculino e pela quarta vez no setor feminino. Esta competição também já visitou Portugal por doze vezes no setor masculino, sete delas nas Açoteias, local que nunca foi visitado pelo setor feminino, até porque chegou a ser prática realizar a competições em locais diferentes, para cada um dos géneros. Esta será a 48ª edição no setor masculino e a 29ª edição no setor feminino, enquanto que em juniores será oficialmente a quinta edição.
A Conforlimpa será o clube representante no setor masculino e apesar de possuir o título não parece este ano em condições de o revalidar, apesar da equipa ter preparado o evento como um dos principais da época, levando a que Hermano Ferreira treinasse mais corta-mato este ano. Claramente o Atletismo Bikila (Espanha) parece ser o mais capaz de fazer frente à equipa lusitana, que não terá a oposição do Maratona Clube de Portugal, que participará apenas no setor feminino. Aqui as turcas do Uskudar Kulubu e as russas do Luch Moscovo parecem ser as maiores opositoras, apesar do algum favoritismo da equipa nacional.
Em juniores o Benfica deverá apresentar uma equipa bastante forte no setor masculino, apesar de ter a forte oposição dos turcos do Fenerbahce. Aliás, desde que existe esta prova para o escalão de juniores o título coletivo foi sempre para um clube turco. No setor feminino, nas últimas três edições, os títulos foram para clubes russos e aqui Portugal jogará novamente com as atletas da UD Várzea.
No geral pode-se considerar que Castellon poderá acolher uma das melhores edições de sempre, pela quantidade considerável de clubes, principalmente no setor masculino, mas também pelo maior envolvimento da Associação Europeia de Atletismo neste evento, que ao longo dos últimos anos foi perdendo força. O clube que organiza o evento, o Playas de Castellon, ganhou direito próprio de apresentar as suas equipas, apesar da sua tradição ser mais reconhecida na pista. Contudo o Castellon é atualmente um dos maiores clubes (em número de atletas) em toda a Europa, uma realidade que justifica as equipas séniores que o clube possui.
Individualmente, entre os atletas mais credenciados, no setor masculino, encontram-se inscritos Javier Guerra e Ayad Lamdasem (Bikila), Juan Carlos de la Ossa, Ricardo Serrano e James Moiben (Guadalajara), Steven Vernon (Stockport), Andrea Lalli (Fiamme Giale), Andrey Safronov (SC Inzer). No setor feminino deverão ser destaques atletas como Isabel Checa (Playas Castellon), Nadia Ejaffini (CS Esercito), Almitu Bekele (Uskudar).
Equipas portuguesas :
Conforlimpa (Sen. Masc) – Tiago Costa, Ricardo Dias, Hermano Ferreira, Marco Morgado, Licínio Pimentel, Euclides Varela
Maratona (Sen. Fem) – Leonor Carneiro, Ana Dias, Dulce Félix, Inês Monteiro, Anália Rosa, Mónica Silva
Benfica (Jun. Masc) – Samuel Barata, Miguel Borges, Adrião Rodrigues, Emanuel Rolim, Ruben Silva e Bruno Varela
Várzea (Jun. Fem) – Silvana Dias, Sónia Ferreira, Sueli Gomes, Catarina Gonçalves, Rosa Melo, Eugénia Peixoto, Sara Sousa
|