35 atletas etíopes suspensos
|
Sexta, 20 Janeiro 2012 |
Kenenisa Bekele e Tirunesh Dibaba entre os suspensos.
A Federação Etíope de Atletismo suspendeu 35 atletas de elite por ausência a estágios de preparação para os grandes eventos internacionais deste ano.
Não é uma situação nova no atletismo, embora nem sempre as federações tenham tomado decisões tão difíceis quanto esta, mas na Etiópia a notícia caiu como uma bomba sobre os fãs do atletismo, num desporto que é rei neste país africano. Pela importância dos atletas e do atletismo, a Federação Etíope de Atletismo tem o hábito de controlar atentamente os estágios, até pela enorme competitividade existente.
No mais recente estágio, que teve convocatória há cerca de dois meses, 35 dos 223 atletas convocados faltaram sem justificação e desse estão envolvidos alguns dos grandes nomes do atletismo etíope, 17 deles especialistas nos 5000 e 10000 metros. Dos medalhados estão entre os 35 faltosos Kenenisa Bekele (campeão olímpico de 5000 e 10000 metros), Tirunesh Dibaba (campeã olímpica de 5000 e 10000 metros), Meselesh Melkamu (prata nos 10000 metros no Mundial de 2009) e Aberu Kebede (bronze na distância de meia-maratona). Também alguns treinadores e empresários foram suspensos da sua atividade, relacionados com alguns destes atletas.
Estas suspensões são, ainda, provisórias já que a federação admite retirar as suspensões aos atletas que ainda comparecerem no estágio. Caso contrário Dubie Jilo, diretor-técnico desta federação, admite apresentar em Londres um lote renovado de atletas, num país que tal como o Quénia está lotado de boas opções para fazer face a ausências de vulto.
|