Votação de melhor atleta português do mês de Dezembro.
Ana Dulce Félix (37.44%) e José Rocha (30.08%) foram os mais fortes da votação de melhor atleta português do mês.
O mês de Dezembro começou a ser marcado pelo corta-mato, mas foi também influenciado pelas provas de pista e pelas tradicionais provas de fim de ano de estrada. Os dois vencedores deste mês, Dulce Félix e José Rocha, beneficiam desta forma das suas medalhas no Europeu de corta-mato, mas também das suas prestações nas provas de final do ano, cada um com o seu próprio trajeto.
José Rocha é uma novidade nestas votações, não na lista de nomeados, onde já antes havia marcado presença, mas na lista de vencedores, depois de em 2009, nos meses de novembro e dezembro, ter figurado no terceiro lugar da votação. Em Velenje, no europeu de corta-mato, José Rocha foi surpreendente, ao mesmo tempo que chegou ao ponto alto da sua longa carreira, com uma medalha de bronze inesperada. Este feito coloca-o no restrito grupo de atletas portuguesas que já brilharam no corta-mato. Isto não bastou para Rocha, acabando por ser o vencedor da prestigiada Volta ao Funchal, aliando a qualidade dos resultados no corta-mato com as provas de estrada no fecho do ano.
Foto : Joana Oliveira / Atleta-Digital
Depois da dobradinha de Jéssica Augusto em 2010, quando triunfou nos meses de Novembro e Dezembro, Ana Dulce Félix executou igual feito e curiosamente com um percurso competitivo muito similar à sua amiga, ambas de Braga. Dulce Félix conseguiu em Velenje a medalha de prata, uma medalha muito desejada depois de há um ano ter chegado à medalha de bronze no Europeu de Corta-mato. Este feito principal já a transportaria muito facilmente para a vitória de mês, mas a isso somou a vitória na São Silvestre de Lisboa, prova que tem sido referência no fim de cada ano e onde também Jéssica Augusto há um ano obteve a vitória, dai ser similar o percurso de ambas, de um ano para o outro. Foi a quinta vez que a fundista bracarense alcançou a vitória de melhor atleta do mês, que se realiza desde Abril de 2008.
Foto : Joana Oliveira / Atleta-Digital
Nos restantes lugares da votação ficaram as fundistas Carla Salomé Rocha (18.64%) e a muito votada pelo público Madalena Carriço (17.46%), enquanto que no sector masculino o pódio foi preenchido pelo varista Edi Maia (17.97%), seguido pelo regressado Rui Pedro Silva (12.15%).
Mais uma vez é de referenciar que esta é uma votação que tem quatro grupos distintos (Público, Generalista, Treinadores e Atleta-Digital), sendo os três últimos grupos convidados pela administração do Atleta-Digital, segundo parâmetros de imparcialidade e honestidade.
JURI “ATLETA-DIGITAL.COM”
- Edgar Barreira (Administrador)
- Filipe Oliveira (Administrador)
- Rafael Lopes (Colaborador do Dep. Conteúdos)
JURI “TREINADORES”
- Prof. José Uva
- Teodoro Marújo
- Prof. Ricardo Esteves
- Prof. Rui Norte
- Prof. Paulo Constantino
JURI “GENERALISTA”
- António Manuel Fernandes (Revista Atletismo)
- Carlos Viana Rodrigues (AMMA Magazine)
- Filipa Oliveira (Atleta-Digital)
- Daniela Ferreira (Convidada)
- José Neves (Estatístico)
|