Susana Costa e Ricardo Monteiro destacaram-se.
O Centro de Alto Rendimento (CAR), no Jamor, recebeu primeiras provas de observação de 2012.
A política de abertura do CAR a outros atletas que não os de Alto Rendimento tem sido uma estratégia cada vez mais implementada e a realização das provas de observação, numa altura em que Lisboa fará disputar os seus Regionais totalmente ao ar livre, acabam por ser uma lufada de ar fresco na possibilidade de preparação dos atletas deste distrito (mas não só!) relativamente perto de casa.
As provas de observação tiveram ontem resultados aceitáveis, relativamente ao momento da época, atingindo-se três máximos nacionais do ano, sendo a anterior referência as Taças FPA realizadas no fim-de-semana que passou.
No triplo Susana Costa (Sporting) apareceu bem com 13.40 metros, ultrapassando lesões anteriores e colocando o máximo nacional do ano numa marca digna, ao contrário do que ocorreu com a sua ausência e de outras atletas na Taça FPA de Saltos. Já nos 60 metros planos foi Ricardo Monteiro (Benfica) o destaque, neste caso a surpreender com uma vitória sobre Arnaldo Abrantes. Os 6,85 segundos também ultrapassam a marca alcançada por Edi Sousa em Pombal, há uma semana, numa prova onde Arnaldo correu em 6,93 segundos e onde Ancuim Lopes (Benfica), a correr na segunda série, foi também mais rápido com 6,92 segundos. Esta prova teve também o despique interessante, ainda que em séries diferentes, entre os dois melhores barreiristas da atualidade, com Rasul Dabo (Benfica) a levar a melhor sobre João Almeida (Sporting), correndo em 7,01 segundos, dois centésimos melhor que o sportinguista. Quem também surpreendeu foi Andreia Felisberto (JOMA), que nos 60 metros barreiras obteve um novo recorde pessoal, máximo do ano com larga vantagem, com o tempo de 8,52 segundos, entrando diretamente no top-10 de sempre. O mesmo recorde pessoal acabaria por ocorrer nos 60 metros planos, com vitória em 7,59 segundos. Em ambos os casos derrotou as suas adversárias por 27 centésimos, no caso das barreiras Mónica Lopes (Sporting), no caso dos planos Shaina Mags (Sporting). A aposta desta atleta na pista coberta parece, assim, uma aposta ganha.
A desilusão acabaria por acontecer nos 60 metros barreiras, onde Rasul Dabo acabou desclassificado, deixando a vitória para João Fontela (CC S. João da Madeira). Ausente do salto com vara, Edi Maia preferiu repousar e preparar mais a sério a participação no Regional de Lisboa, que será este fim-de-semana, apesar de ainda sentir dores da forte queda que sofreu na Taça FPA de Saltos. Sem os melhores portugueses, a vitória no salto com vara acabou por pertencer a um atleta iniciado, Filipe Corceiro (Sporting), com 3.20 metros.
LISBOA MANTÉM REGRA DOS CINCO ATLETAS POR CLUBE
O Regional de Inverno de Lisboa, que será realizado no fim-de-semana, manterá regras insólitas já adotadas no ano passado, que promete prejudicar a presença de alguns atletas. É que no regulamento voltou a aparecer a alínea que permite apenas cinco atletas do mesmo clube por prova. As provas de velocidade ficam, assim mais pobres, que no caso do Benfica poderão deixar de fora atletas com marcas muito próximas aos 7 segundos nos 60 metros...
A Associação de Atletismo de Lisboa acabou por dar a mão à palmatória e mudou a prova para o Estádio Universitário de Lisboa, em vez da originalmente prevista Pista Moniz Pereira. O motivo desta mudança prende-se com a homologação das marcas, impossibilitadas na maioria pelos fortes ventos da pista da Alta de Lisboa. Ainda assim existem atletas do distrito de Lisboa em que este Regional de Inverno, ainda por cima com previsão de chuva, é o único momento em que poderão tentar mínimos para as competições nacionais, dentro da região...
RESULTADOS:
Masculinos:
60 m – Ricardo Monteiro (Benfica) – 6,85
60 m Barr. – João Fontela (CC S. João da Madeira) – 8,34
Vara – Filipe Corceiro (Sporting) – 3.20
Comprimento – Francisco Cordoeiro (Escola do Movimento) – 6.80
Femininos:
60 m – Andreia Felisberto (JOMA) – 7,59
60 m Barr. – Andreia Felisberto (JOMA) – 8,52
Triplo – Susana Costa (Sporting) – 13.40
Vara – Cátia Pereira (JOMA) – 3.50
|