Benavente receberá Nacional de Estrada

Quinta, 12 Janeiro 2012
Benavente receberá Nacional de Estrada

Ribatejo acolhe evento no Domingo.

O CUA Benaventense terá este ano em braços a responsabilidade de organizar o Campeonato Nacional de Estrada, depois de há um ano a prova ter sido em Cesar. 

Será um justo prémio para este clube que há alguns anos tem recebido alguns ex-atletas internacionais para continuarem a sua carreira nas provas de estrada, mas não só. Nesta situação ficou recentemente António Travassos, ex-atleta do Sporting, que representou o CUA Benaventense, apesar de não representar neste momento. A equipa local apresentará uma equipa com alguns nomes conhecidos dos pelotões, com mais ou menos historial : José da Luz, José Santos, Raul Caetano, Luis Brito, Luis Pinto, Joel Martins, Miguel Quaresma e Jorge Miranda.

Em disputa estará aqui os títulos individual e coletivos, onde o setor masculino deverá ter a habitual “batalha” entre Maratona Clube de Portugal e Conforlimpa, enquanto que no setor feminino o único favorito parece ser novamente o Maratona Clube de Portugal. Ainda assim, o Maratona Clube de Portugal parece o mais candidato dos dois setores, coletivamente, que poderá ampliar a sua vantagem histórica no setor feminino, com 11 vitórias e tentar recuperar terreno no setor masculino, onde a Conforlimpa já triunfou 11 vezes, contra escassas três vezes do Maratona CP.

No plano individual, será relativamente complicada a tarefa da análise, já que se por um lado Dulce Félix parece candidata, por outro estará neste momento num momento inferior de forma e poderá ser surpreendida por outras atletas, como por exemplo Inês Monteiro, que regressou recentemente num crosse e tem a responsabilidade de ser a mais vitoriosa no historial desta competição, com quatro vitórias no passado. Além desta situação, Inês Monteiro já venceu em Benavente em três ocasiões (2001, 2002 e 2004), já conhecendo bem o evento. Com a ausência de Sara Moreira será este ano impossível manter o padrão de pódios com as mesmas atletas, como aconteceu nas últimas três edições.

No setor masculino a história dita que, além de Eduardo Henriques e Luís Jesus, mais nenhum atleta acumulou mais do que uma vitória no Nacional de Estrada e será essa história que, com toda a certeza, Hermano Ferreira quererá desfazer. Se dentro da sua equipa, a Conforlimpa, só terá uma oposição mais forte de Tiago Costa, na equipa rival, o Maratona, não faltam nomes, entre eles José Rocha e Youssef el Kalai.

SEGUNDA VEZ QUE NACIONAL DE ESTRADA É EM BENAVENTE

As provas, relativas ao campeonato nacional, terão início às 10:30 na pacata vila de Benavente e tem na competição nacional 367 atletas inscritos. Mas a história do evento, que já vai em 19 edições, diz ainda que Benavente não é totalmente inexperiente na organização desta prova, porque é a segunda vez que o recebe.

Em 1999 a prova foi também disputada em Benavente, na altura com vitória feminina de Fernanda Ribeiro (Porto), com a coletiva a ficar na mão do SC Braga. A prova masculina teve triunfo de Eduardo Henriques, hoje líder técnico da equipa da Conforlimpa, mas que na altura representava o Maratona Clube de Portugal, o mesmo clube que venceu coletivamente.

Já os 15 Km de Benavente, prova que já vai na sua 24ª edição, serão disputados paralelamente ao Campeonato Nacional de Estrada e podem beneficiar com a receção da prova para aumento do número de participantes, que já não ultrapassam os 400 chegados desde 2007. Este ano as cerca de três centenas de atletas provenientes do campeonato nacional poderão fazer a prova ultrapassar o meio milhar de atletas chegados na prova principal, trazendo a prova para os níveis de participação dos primeiros cinco anos deste século.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2