O melhor de 2011 (Lançamentos)

Domingo, 08 Janeiro 2012
O melhor de 2011 (Lançamentos)

Provas de lançamentos em análise.

No balanço de 2011 o Atleta-Digital continua um pequeno conjunto de artigos que analisam o sucesso global das várias áreas do atletismo. 

_Muita disputa nos lançamentos originou um ano espetáculo nesta área do atletismo, promovendo disputas interessantes no Mundial de ar livre, em Daegu, onde nem sempre os campeões foram efetivamente os melhores do ano. 2011 foi assim um bom ano para os lançamentos, na preparação dos Jogos Olímpicos de 2012, que prometem ser espetaculares.

LÍDERES MASCULINOS NÃO GANHARAM EM DAEGU

No lançamento do Peso o líder mundial do ano foi o canadiano Dylan Armstrong com 22.21 metros (marca obtida em altitute). Os 22 metros foram ultrapassados por mais quatro atletas – Andrei Mikhnevich com 22.10 metros, Adam Nelson e Reese Hoffa com 22,09 metros e Christian Cantwell com 22.07 metros. Contudo foi o jovem alemão de 22 anos, David Storl, a causar a grande surpresa neste evento, vencendo em Daegu com 21.78 metros, dominando alguns meetins internacionais.

No lançamento do Disco, o líder anual foi o húngaro Zoltán Kövágó com 69.50 metros mas quem venceu em Daegu foi o alemão Robert Harting (68.99 metros), um atleta possante e que fez a dobradinha, depois do título obtido há dois anos. Nesta especialidade, o “grande” Virgilijus Alekna continua a dar que falar. Aos 39 anos, Alekna teve algumas vitórias e segundos lugares em meetings importantes mas em Daegu o melhor que conseguiu foi o 6º lugar. Será que o atleta chegará em condições de uma grande final nos Jogos Olímpicos deste ano?!

No lançamento do Martelo, também foi um húngaro a ser o líder anual. Krisztián Pars foi o melhor da época com um lançamento de 81.89 metros mas foi o japonês Koji Murofushi o campeão mundial (81.24 metros), um atleta que ao longo dos anos tem dado que falar e tem construído uma carreira sólida e a ter em conta. No lançamento do Dardo, o campeão olímpico Andreas Thorkildsen foi o único a passar 90 metros (90.61) e foi o grande dominador durante 2011 com quatro marcas de entre as melhores seis marcas do ano. Contudo, na Coreia do Sul, o norueguês ficou no segundo lugar atrás de Matthias de Zordo (86.27 metros contra 84.78 metros), numa disciplina muito disputada nos países nórdicos da Europa.

UM ANO ÓTIMO NOS LANÇAMENTOS FEMININOS

O maior destaque feminino nos lançamentos de 2011 foi a alemã Betty Heidler. A “martelista” germânica esteve fenomenal ao longo da época (oito marcas dentro do top-10 mundial) mas falhou onde menos desejaria. Começou a época da melhor maneira, logo com um novo recorde mundial a 79.42 metros e foi colecionando vitórias até Daegu. No entanto, quando tudo indicava que seria campeã mundial, Heidler quedou-se no segundo posto atrás de Tatyana Lysenko que surgiu na Coreia do Sul em grande forma, lançando o seu melhor da época (77.13 metros, contra 76.06 metros da alemã). Foi, aliás, uma final história e emocionante, que deverá ser recordada ao longo de vários anos...

Maria Abakumova e Barbora Spotáková ficaram a menos de um metro do recorde mundial na prova do lançamento do Dardo, na final de Daegu. As duas atletas protagonizaram um belo despique na Coreia do Sul, igualmente histórico, com a russa Abakumova a levar de vencida com 71.99 metros (segunda melhor marca de sempre) contra os 71.58 metros (quarta melhor marca de sempre) da checa Spotáková, que detém o recorde do Mundo (72.28 m) desde 2008.

A neo-zelandesa Valerie Adams esteve imbatível no lançamento do Peso, vencendo as 13 competições em que participou, tendo sido a grande dominadora com oito marcas no top-10 mundial. Em Daegu, a neo-zelandesa fez a sua melhor marca da época, com um novo recorde da Ocêania colocado a 21.24 metros, deixando a sua maior rival, a bielorrusa Nadzeya Ostapchuk, na segunda posição a mais de um metro(!).

No Lançamento do Disco, a chinesa Yanfeng Li teve um ano inesquecível. Além de ter sido a líder do ano com 67,98 (2 centímetros melhor que a croata Sandra Perkovic), Li venceu a medalha de ouro em Daegu.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2