Evans Kiplagat e Sara Pinho venceram.
A Prova de Atletismo de Cesar regressou ao formato habitual e foi o sucesso habitual, onde não faltaram os prémios utilitários. Jéssica Augusto foi a homenageada...
Esta manhã o sol veio até Cesar para aquecer uma manhã bem fria mas de festa, no centro desta vila que pertence ao concelho de Oliveira de Azeméis. Aqui se realizou a 13ª edição da Prova de atletismo de Cesar e foi uma boa 13ª edição. Após a realização do Campeonato nacional ter sido um sucesso, há um ano, não havia muito a melhorar mas sabia-se que o número de atletas seria inferior, principalmente nos atletas de elite. Apesar do decréscimo no número de atletas, terminaram perto de quatro centenas na prova principal mas a participação foi ainda assim positiva com cerca de 700 atletas somando todos os escalões.
As provas começaram às 9:30 horas com os escalões de formação e a meio da manhã deu-se a partida para a prova principal, onde correram juntamente juniores, séniores e veteranos, de ambos os géneros, masculinos e femininos. Os juniores fizeram apenas uma volta, tendo acabado primeiro. Adrião Rodrigues (Benfica) e Rute Silva (ADERCUS) foram os vencedoras das provas juniores.
À segunda volta, que totalizaria os 10 quilómetros, chegaram todos os restantes escalões da prova principal. Em séniores masculinos o queniano Evans Kiplagat foi o primeiro atleta a cortar a meta, com o registo de 30.27 minutos. Esta hegemonia, que o atleta já tem registado noutras provas em Portugal, não deu qualquer hipótese aos restantes atletas presentes, onde foram Leonel Fernandes (CC S. João da Madeira) e Pedro Cruz (GDJ Cruz e Irmãos) a trazer o despique mais interessante, terminando ambos com o mesmo tempo final.
No setor feminino foi Sara Pinho (Sporting) a mais rápida. A sportinguista concluiu o percurso com o tempo de 35.34 minutos, uma marca também bastante superior à sua companheira de equipa, Solange Jesus, que acabou com 36.19 minutos. O pódio acabou todo ele português, com a chegada de Rafaela Almeida (Benfica) no terceiro lugar, mais rápida que a queniana Recho Jerobet, que acompanhou a vinda de Kiplagat a Cesar.
JÉSSICA AUGUSTO FOI A HOMENAGEADA EM CESAR
Como já vem sido hábito, a organização da prova homenageou um atleta português de sucesso. Desta vez a a homenageada foi Jéssica Augusto que aproveitou o momento para as habituais fotografias com os atletas mais novos e para deixar uma mensagem de bom ano para todos. Nesta altura Jéssica Augusto prepara a Maratona de Londres e tem repousado da presença em provas, uma estratégia que faz para o seu próprio equilíbrio, num ano onde o ponto alto deverá ser os Jogos Olímpicos de Londres. Desta forma foi madrinha deste evento, onde já tantos outros nomes de importância foram homenageados, como Carlos Lopes ou Nelson Évora.
O balanço desta competição foi positivo e a Organização, a cargo da Villa Cesari, foi congratulada pela coragem de realizar uma prova numa altura em que o país atravessa uma conjuntura financeira pouco favorável para estes eventos. O esforço e teimosia deste clube, destacando-se Pedro Rodrigues e Alírio Oliveira, fazem pensar que 2013 conhecerá mais uma edição desta prova, num distrito cujas provas de estrada acabam por ter um papel muito forte para o contexto do atletismo nacional...
RESULTADOS :
Masculinos:
1. Evans Kiplagat (Quénia) – 30.27
2. Leonel Fernandes (CC S. João Madeira) – 31.28
3. Pedro Cruz (GSJ Cruz e Irmãos) – 31.28
4. Jorge Pinto (JU Fornos) – 31.36
5. Bruno Henriques (JOBRA) – 31.42
Femininos :
1. Sara Pinho (Sporting) – 35.34
2. Solange Jesus (Sporting) – 36.19
3. Rafaela Almeida (Benfica) – 36.24
4. Recho Jerubet (Quénia) – 36.40
5. Sara Carvalho (ADERCUS) – 37.12
Resultados completos aqui
Jéssica Augusto foi homenageada, num convite que aceitou com agrado.
Pelotão no momento da partida dada no centro da vila de Cesar.
Enviados Especiais : Filipa Oliveira (texto) e Telmo Rocha (fotos)
|