Norte e Leste europeu dominaram a 42ª edição.
Foi hoje para a estrada a 42º edição do Grande Prémio dos Reis, em Faro, desta vez sem Ana Dias, vencedora das últimas cinco edições.
Esta prova algarvia é conhecida pela forte presença de atletas estrangeiros, principalmente do Norte da Europa, dado que nesta altura muitos se encontram no Algarve a estagiar, “fugindo” das condições atmosféricas adversas existentes nos seus países.
Faro brinda os atletas com a bela paisagem da capital algarvia, tendo o seu término numa zona perto do rio, na zona da Marina, para que seja aproveitada da melhor forma a beleza da natureza. O dia esteve solarengo e sem frio em demasia, contrastando com o frio que se tem sentido mais a Norte de Portugal.
Foram mais de 600 os atletas inscritos para percorrer os 6300 metros propostos pela Organização. A competitividade foi boa e a vitória pertenceu mesmo a um dos favoritos, o finlandês Jussi Utriainen, que terminou com 18.46 minutos, à frente do letão Valerijs Zolnerovics (18.54 minutos). O pódio acabaria encerrado com a participação de Jorge Varela (CA S. João), já distante, com o registo de 19.27 minutos. Na prova feminina, sem Ana Dias, que preferiu competir num crosse, foi a russa Marina Kovaleva a conseguir uma vitória relativamente fácil sobre a finlandesa Johanna Letinen. Kovaleva, que terminou em 21.15 minutos, chegou 13 segundos antes da finlandesa. Quem fugiu das restantes finlandesas presentes foi a marchadora Ana Cabecinha, que novamente mostrou a sua aptência também para a corrida, com o tempo de 21.59 minutos.
Também nos escalões de juniores as vitórias foram estrangeiras, ambas finlandesas, por intermédio de Sofia Loudahl, em femininos e Juho Jumisko, em masculinos. A prova principal, que compreendia os escalões de juniores a veteranos acabou por ter uma adesão relativamente fraca, com 247 atletas chegados, apesar da forte componente internacional.
RESULTADOS:
Masculinos:
1. Jussi Utriainen (Finlandia) -18.46
2. Valerijs Zolnerovics (Letónia) – 18.54
3. Jorge Varela (Clube Areias de S. João) – 19.27
4. Joonas Harjamaki (Finlandia) -19.29
5. Manuel Ferraz (Clube Areias de S. João) – 19. 35
Femininos:
1. Marina Kovaleva (Russia) - 21.15
2. Johanna Letinen (Finlandia) - 21.28
3. Ana Cabecinha (Clube Oriental de Pechão) – 21.59
4. Minna-maria Kangas (Finlandia) - 22.06
5. Heidi Eriksson (Finlandia) – 22.10
|