50 km marcha terão disputa em Pontevedra (Espanha).
Em mais um acordo entre as federações portuguesa e espanhola, o campenato nacional de marcha em estrada terá os 50 quilómetros realizados em conjunto.
O Campeonato Nacional de Marcha em Espanha e Portugal terão este ano uma novidade, que acaba por tornar mais atrativo o modelo da prova de 50 quilómetros, muito extensa e habitualmente com poucas presenças, em número. A prova será disputada a 4 de março, enquanto que as restantes provas do campeonato nacional serão disputadas a 18 de Março, estas em Quarteira. Espanha fará disputar todas as provas relativas ao seu campeonato nacional em Pontevedras, no mesmo dia do Torneio Ibérico.
O Torneio Ibérico foi agendado para Pontevedra, junto à fronteira com Portugal, na Galiza, dando a oportunidade de atletas de ambos os países participarem nesta prova e terem alguma competitividade para tentarem uma eventual marca de referência para os Jogos Olímpicos. O trajeto será de dois quilómetros, que levará os atletas a fazerem um total de 25 voltas ao percurso para cortar a meta. Além desta alteração, o campeonato nacional de marcha em estrada teve uma outra, reduzindo a distância dos juniores masculinos, de 20 para 10 quilómetros.
Há um ano, na Batalha, Jorge Costa foi vencedor dos 50 quilómetros marcha, numa vitória emotiva pela longa carreira do atleta, que terminou em 4:07.17 horas, com Pedro Isidro (4:10.45) e Pedro Martins (4:11.02) a terminarem nas posições seguintes. Em Espanha é habitual que o campeão baixe claramente das 4 horas e é este o incentivo que os portugueses têm para tentar melhorar as suas marcas.
Apesar deste Torneio Ibérico ser inédito, Portugal já tem partilhado com Espanha outras competições ao longo dos anos, como recentemente foi o Torneio Ibérico de 10000 metros, cujo modelo de competição acabou por resultar desportivamente em bons resultados…
|
Tem as suas vantagens mas tb as suas desvantagens...