Os rankings ao serviço do atletismo

Segunda, 02 Janeiro 2012
Os rankings ao serviço do atletismo

A estatística realçada no Atleta-Digital.

O que seria o atletismo sem atletas, o que seriam os atletas sem o sonho pelas marcas e o que seriam as marcas sem a existência de rankings... 

É um lado pouco falado em Portugal, numa atividade pouco realçada e, diga-se, com pouco acompanhamento tecnológico que outros países já buscam. Sabe-se que a Federação Portuguesa de Atletismo há alguns anos que faz o esforço de colocar a tecnologia ao serviço dos rankings, mas até hoje essa é ainda uma realidade não colocada na prática...

Ao longo dos anos alguns estatísticos têm feito notáveis trabalhos de pesquisa, porque mais que registar o presente, há que registar o passado, onde muitos resultados se perderam no tempo e onde ainda há quem se questione sobre o conteúdo do material desaparecido. Não é, infelizmente, a prática mais corrente no atletismo português, mas a estatística tem desempenhado um papel fundamental noutros países, onde Espanha é dos países mais dedicados à prática.

Em breve o Atleta-Digital espera colocar de pé o início de um projeto mais tecnológico para acompanhamento de dados estatísticos, mas há muito que apoia a inclusão de material de estatística no seu site, a favor do acompanhamento do atletismo. Queremos hoje referir o forte esforço desenvolvido por Fernando Martins, que apaixonadamente realiza o seu trabalho ao nível nacional, bem como a José Neves, que se dedica de algum tempo a esta parte a reunir os resultados do distrito de Lisboa...Além destes o Atleta-Digital não pode deixar de agradecer a outros estatísticos pertencentes à estrutura da Federação Portuguesa de Atletismo, onde se destaca Casquinha Costa. Entre outros estatísticos, realce ainda para António Manuel Fernandes e Arons de Carvalho, também jornalistas, que com toda a certeza já ajudaram todos os outros a dar condimento à informação prestada nos órgãos de comunicação social. Mais recentemente é João Lima, um entusiasta da modalidade, que tem feito maravilhas com os seus rankings de corridas de estrada e ainda Luís Dias que depois de deixar de ser técnico nacional de marcha, continua a desempenhar um importante contributo à especialidade...

Para já falamos dos rankings publicados na história do Atleta-Digital e esses estão bem visíveis aqui. Fica o agradecimento aos autores dos mesmos!

Página de rankings

| Mais


Comentarios (3)add feed
Os rankings ao serviço do atletismo : Eduardo Oliveira
Boa tarde , todos estes nomes referenciados merecem destaque pelo bom trabalho que têm feito pela estatistica nacional... mas esqueceram-se do nome do pioneiro de rankings portugueses na internet ,Eduardo Oliveira, isto sucedeu no site da Revista Atletismo na época desportiva de 2002-2003.

cumprimentos , Eduardo Oliveira
Janeiro 03, 2012
E o Prof. Moniz Pereira ? : António M. C. Carvalho
Creio que o arquivo do Prof. Moniz Pereira deve ser o maior e mais completo "banco de dados" dos resultados em todas as modalidades do atletismo português.
Janeiro 05, 2012
Para quando este projecto? : Pedro Torcato
Gostava de facto de ver este projecto em pé,com as estatísticas devidamente actualizadas e com referências aos vários escalões e melhores marcas de sempre,algo que nem a própria federação ou associações tem tido o trabalho de fazer,até parece que o atletismo em Portugal só começou a partir do advento da Internet,tudo o resto parece que "desapareceu" por artes mágicas.
Julho 13, 2012
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2