37ª edição passou um duro teste.
A mais carismática São Silvestre portuguesa teve ontem vitórias de Manuel Damião e Marisa Barros, uma dupla portuguesa que teve de lutar para superar a forte concorrência.
Já todos os atletas tinham cruzado a meta da São Silvestre de Lisboa, quando às 18:00 horas foi dado o tiro de partida para a 37ª edição da São silvestre da Amadora, na primeira vez que estas duas provas se realizam no mesmo dia. Foi, na verdade, um importante teste à Organização dos dois eventos, ambos com quebra de participação, mais acentuada em Lisboa que na Amadora, esta última com cerca menos de trêz dezenas que há um ano, numa estabilidade em torno das sete centenas de atletas chegados.
Este ano os atletas foram brindados com tempo sem chuva, mas com algum frio, percorrendo quase toda a cidade e passando por pontos característicos como a Praça 25 de Abril, a Praça D. João I.
Na luta pelos primeiros lugares foi o português Manuel Damião que conseguiu cortar a meta em primeiro lugar com 29.00 minutos, com uma diferença curta de dois segundos para o segundo classificado Goitom Kifle que finalizou com 29.02 minutos. Fechou o pódio Evans Kiplagat, atleta que realizou o tempo de 29.20 minutos.
Não estando presente Sara Moreira, vencedora o ano passado, para defender o título a aposta iria para a segunda classificada Eugenia Danilova ou a portuguesa Marisa Barros. E foi mesmo Marisa Barros quem arrecadou pela primeira a vitória, com o registo de 33.23 minutos. O pódio ficou completo com a portuguesa Clarrisse Cruz (34.12 minutos) e por Nazareth Weldu (34.27 minutos).
Desde 1998 que a dupla vencedora não era portuguesa, um facto também ajudado pela presença de menos atletas de ponta na edição deste ano, fruto de dificuldades financeiras. O clube organizador, DO Rangel, consegue na mesma manter o evento de pé e para 2012 tem uma certeza, irá haver desfasamento de data da São Silvestre de Lisboa.
ROMAN PRODIUS E MADALENA CARRIÇO VENCERAM EM AVIS
Com cerca de duas centenas de atletas, o último dia do ano trouxe a Avis, no distrito de Portalegre, mais uma prova de São Silvestre. Roman Prodius (Individual) foi o mais rápido na prova de Avis com 15.51 metros, numa distância de 6000 metros. O pódio masculino foi ainda constituído pelo espanhol Carlos Bravo (15.54 minutos) e por José Maduro (16.09 minutos). A prova feminina teve vitória de Madalena Carriço (CS Marítimo), em metade da distância da prova masculina, com 8.51 minutos. Raquel Trabuco (C. Elvense Natação) e Márcia Martins (UD Valmaior) terminou em 9.05 e 9.27 minutos respetivamente.
RESULTADOS:
Masculino:
1. Manuel Damião (Maratona CP) – 29.00
2. Goitom Kifle (Eritreia) - 29.02
3. Evans Kiplagat (Quénia) – 29.20
4. Chavkin Nikolay (Rússia) – 29.44
5. Rui Pinto (SL Benfica) - 30.03
Feminino:
1. Marisa Barros (SL Benfica) – 33.23
2. Clarisse Cruz (Sporting CP) – 34.12
3. Nazareth Weldu (Eritreia) – 34.27
4. Eugenia Danilova (Rússia) – 34.39
5. Fernanda Miranda (SC Braga) - 35.13
|