Organização promete uma boa edição desta prova.
A 13ª edição da Prova de Atletismo de Cesar foi hoje apresentada na vila de Cesar, local onde há um ano se realizou o Campeonato Nacional de Estrada.
Na tarde de hoje estiveram presentes o presidente da Villa Cesari e diretor da prova, Pedro Rodrigues, o presidente de junta de freguesia, o vereador do desporto da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e o representante de um dos principais patrocinadores, para apresentar mais uma edição da Prova de Atletismo de Cesar.
O diretor da prova começou por afirmar que esta edição será de grande responsabilidade depois dos elogios públicos relativos à edição anterior, que acolheu o Campeonato Nacional de Estrada. Este tem a consciência que o número de atletas e a qualidade competitiva não serão tão fortes, contudo conta com um bom pelotão dado o reconhecimento nacional da prova e uma vez que esta acontece um fim-de-semana antes do nacional, podendo ser última hipótese de preparação para alguns atletas.
Para além disso Pedro Rodrigues afirmou que tem como objetivo homenagear a única atleta olímpica medalhada que falta a este evento mas, por motivos de calendário, Rosa Mota não poderá estar presente, não havendo assim nenhum atleta ainda certo para este que é um dos principais rituais da organização. O objetivo é incentivar a prática desportiva dos jovens através do contato com estes exemplos. Há dois anos o homenageado foi Nelson Évora, poucos meses depois de alcançar a medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos, em Pequim.
Os presentes felicitaram a organização por ter tido a coragem de, numa altura como esta, não cancelar a prova, como acontece em muitos locais e, apesar de se fazer um maior esforço tornar este objetivo possível. Pedro Marques afirmou que este é um dos principais eventos desportivos do concelho e que coloca o município num patamar elevado ao nível do atletismo.
Em termos de prémios, para além dos prémios individuais e coletivos aos primeiros atletas e equipas, existirão as centenas de prémios utilitários, distribuídos pelos participantes, mediante a presença de uma senha premiada no seu saco, uma vez que devido à conjuntura económica não poderá ser entregue um prémio por atleta.
Este ano, a prova terá um percurso no total de dez quilómetros, levando os atletas a completar apenas duas voltas ao percurso, ao contrário das três realizadas no ano passado. As provas começarão às 9:30 horas e contemplarão todos os escalões, desde benjamins até aos veteranos, até porque a prova também faz parte do desenvolvimento do atletismo no município de Oliveira de Azeméis. A prova principal começará às 10:45 horas.
O evento terá organização da Villa Cesari, novamente com a parceria do Atleta-Digital e de algumas entidades locais, como a Junta de Freguesia, Câmara Municipal, Gedaz, Bombeiros e Associação de Atletismo de Aveiro.
As inscrições já se encontram abertas, com a Organização a aguardar por um milhar de inscritos, um justo prémio para esta Organização que teimosamente tem lutado pela sobrevivência digna do evento.
Inscrições e Informações aqui.
Enviada Especial : Filipa Oliveira (texto)
|