Portugal correrá em três continentes

Quinta, 29 Dezembro 2011
Portugal correrá em três continentes

O último dia do ano corrido em Portugal e no estrangeiro.

O ano de 2011 está a terminar, mas o atletismo festeja-se a correr e as elites portuguesas estarão um pouco por todo o lado... 

O dia 31 de Dezembro para a maioria das pessoas é animado pelo fogo-de-artifício e pelas inúmeras festas realizadas por todo o Mundo. Mas no mundo do atletismo há um outro acontecimento marcado para o último dia de cada ano. As provas de São Silvestre, representam a prova mais mediática tanto para atletas federados como para amadores e amantes do atletismo. Mas quem correrá neste dia e onde?

AMADORA CONTINUA FORTE APOSTA NA ELITE, APESAR DOS CORTES

A 37ª edição da São Silvestre da Amadora, a terceira prova mais antiga de fim de ano do nosso país e a mais credenciada, organizada pelo Desportivo Operário do Rangel, realizar-se-á no dia 31 pelas 18 horas e contará com a presença de cerca de 800 atletas, essencialmente amadores. Esta é uma prova que tem os “clientes habituais”, apaixonados pelo apoio do público da Amadora, que costuma apoiar em força os atletas que se fazem à estrada.

Contudo, o lote de atletas de elite é razoável, contando nos masculinos com os estrangeiros Nicolas Korir (Quénia), que venceu a edição anterior, Recho Jerubet (Quénia), Nikolai Chavkin (Rússia), Amanuel Mesel (Eritreia), Cutbert Nyasango (Zimbabwe), Simon Ayeko (Uganda) e para os portugueses Manuel Damião, Bruno Jesus (Maia), que foi segundo na São Silvestre do Porto, Alberto Chaíça (Maratona CP), José Moreira (Cyclones Sanitop), Ricardo Vale (SC Braga) Hélio Gomes e Luís Pinto (Sporting CP), Sérgio Silva (Maratona CP), Ricardo Gomes (Juventude de Fornos), João Marques (Reboleira) e o jovem Rui Pinto (SL Benfica).

Já no sector feminino o destaque vai para as portuguesas Leonor Carneiro e Anália Rosa (Maratona CP), Marisa Barros e Rafaela Almeida (SL Benfica), Sandra Teixeira, Solange Jesus e Clarisse Cruz (Sporting CP), Doroteia Peixoto (Joane), Cláudia Pereira e Fernanda Miranda (SC Braga) e a jovem Catarina Lima (Várzea). As atletas estrangeiras de destaque serão Eugenia Danilova (Rússia), Marta Tigabea (Etiópia), Recho Jerubet (Quénia), Nazareth Weldu (Eritreia) e Rebecca Cheptegei (Uganda).

LISBOA APOSTA NOVAMENTE NA “NATA” PORTUGUESA

Já a quarta edição da São Silvestre de Lisboa, que começará pelas 16 horas com novo percurso e com início e chegada na Praça dos Restauradores, apostou num lote de atletas nacionais e será das corridas mais participadas com 4000 atletas inscritos. Os atletas de destaque nos masculinos serão Hermano Ferreira (Conforlimpa), que venceu nos dois anos anteriores, Tiago Costa e José Ramos (Conforlimpa), Ricardo Ribas (Maratona CP), Luís Feiteira (Garmin), que venceu a São Silvestre do Crato, Hélio Fumo e Emanuel Rolim (SL Benfica) e os jovens José Costa e Luis Mendes (Cyclones Sanitop).

Já as atletas femininas de elite serão Dulce Félix, a atual vice-campeã europeia de corta-mato, as três melhores portuguesas sub-23 no recente Europeu de corta-mato, Carla Salomé Rocha (Sporting CP), que venceu a São Silvestre do Porto, Catarina Ribeiro (SC Braga), segunda no Porto e Daniela Cunha (Maratona CP). Além destas correrão Filomena Costa, Mónica Silva e Marta Martins. Jéssica Augusto estará presente mas apenas para ser madrinha da Corrida da Pequenada, dado que se encontra em pausa competitiva.

ALBERTO PAULO E RUI PEDRO SILVA EM SÃO PAULO

A prova mais mediática a nível mundial continua a ser a de São Paulo no Brasil e já vai na sua 87ª edição. Este ano os atletas terão novo percurso, de forma a facilitar também a preparação dos festejos da passagem de ano mas correrão os mesmos 15 quilómetros. Esta é uma prova que já teve vitórias portuguesas, mas que não terá tarefa fácil para os dois portugueses que estão presentes. Rui Pedro Silva (Individual) e Alberto Paulo (SL Benfica) já se encontram no Brasil, onde poderão lutar com alguns dos melhores atletas do Mundo. Rui Pedro Silva já venceu neste mês a São Silvestre do Porto, prova onde Alberto Paulo foi terceiro classificado.

LUANDA TERÁ DUAS ATLETAS PORTUGUESAS A COMPETIR

Já em Angola, a 56ª edição da São Silvestre fez uma forte aposta em atletas internacionais tendo um lote de 130 atletas estrangeiros que se juntarão a cerca de 1000 angolanos. Os atletas mais relevantes serão Keptor Menjo, Haile Gerselassie, vencedor do ano passado, Deriba Merga, Zersenay Tadese, Silas Sang, Kiprono Menjo e Bonsa Direba. Portugal apresentará dois atletas, tal como no ano passado, com a diferença que neste ano são duas atletas femininas a marcarem presença : Sara Carvalho e Joana Nunes, ambas da Adercus.

RUI SILVA MARCA PRESENÇA EM MADRID

Muito apreciado em Espanha, sendo até representado por um empresário espanhol, Rui Silva marca presença na São Silvestre Vallecana, em Madrid, prova da sua marca desportiva e onde há um ano triunfou Jéssica Augusto.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2