Sem dinheiro, mas com participantes, foi a história de 2011.
A Volta ao Funchal, na sua 53ª edição teve este ano muito menos valores internacionais, mas em compensação uma forte adesão dos atletas de pelotão.
Não foi a Volta ao Funchal de outros anos, este ano sem o apoio financeiro da Região Autónoma da Madeira, mas foi uma edição histórica face aos mais de 1300 atletas chegados à meta, numa prova que teve a distância de 6000 metros. O destaque vai também para o facto de, destes, cerca de três centenas serem atletas femininas.
A prova teve, assim, os resultados possíveis, mais com a prata da casa que com a prata da elite portuguesa ou internacional. É de recordar que pela Madeira, neste evento, chegaram a passar nomes como Rui Silva, Kiprono Menjo, Sergey Lebid, Jéssica Augusto, Fernanda Ribeiro, Eunice Jepkorir, Jelena Prokopcuka, entre outros...
José Rocha foi o vencedor da prova masculina, que teve alguma luta por parte do belga Mats Lunders, que obrigou José Rocha a uma corrida mais ativa, principalmente na primeira metade da prova, momento em que teve de aumentar o ritmo para se isolar e acabar por triunfar em 17.13 minutos.” É a primeira vez que vim a esta prova e até me enganei no percurso, mas depressa resolvi a situação. Todas as provas têm o seu significado, esta tem um significado especial”, disse José Rocha à Agência Lusa.
Na prova feminina, sem nomes sonantes do atletismo nacional, foi a jovem ugandesa Rebecca Cheptegei a triunfar com facilidade, terminando em 20.46 minutos. A melhor portuguesa acabaria por ser Helena Fagundes, com 22.34 minutos, atleta insular que conseguiu ficar bem distanciada de Daniela Sousa, a terceira classificada, com 23.03 minutos. À Agência Lusa a atleta ugandesa não teve muitas palavras para descrever a sua prova : “Não foi difícil ganhar. Impus o ritmo logo de início e não tive adversárias. Tive só que controlar o meu andamento”.
Apesar da quebra do Orçamento e da diminuição de atletas internacionais, a Volta ao Funchal deste ano não ficou a perder na sua dignidade, face à enorme participação que trouxe alegria às estradas do Funchal, dando uma excelente resposta à crise que também chegou à ilha.
RESULTADOS
Masculinos :
1. José Rocha (Maratona CP) – 17.13
2. Mats Lunders (Bélgica) – 17.25
3. Edwin Nunes (CA Funchal) – 18.16
4. Carlos Freitas (ADR Água de Pena) – 18.24
5. Manuel Fernandes (CS Marítimo) – 18.36
Femininos :
1. Rebecca Cheptegei (Uganda) – 20.46
2. Helena Fagundes (Clube Aventura Madeira) – 22.34
3. Daniela Sousa (ADR Água de Pena) – 23.03
4. Mariana Freitas (CS Marítimo) – 23.55
5. Joana Soares (A. Jardim Serra) – 24.32
|