4000 atletas correrão em Lisboa

Terça, 27 Dezembro 2011
4000 atletas correrão em Lisboa

Evento já tem data marcada para 2012.

Foi hoje apresentada a São Silvestre de Lisboa, prova que será realizada a 31 de Dezembro com um novo percurso e de novo com a Guerra dos Sexos. 

Foi hoje, no El Corte Inglés, que a São Silvestre de Lisboa teve a sua apresentação, com a presença de alguns dos atletas que deverão fazer a festa na Praça dos Restaurantes, local que terá começo e fim do seu percurso. O percurso é novo este ano, não só pela mudança do local de partida e chegada, como também pela ida ao Saldanha, uma prova que ganha uma subida mas que segundo o seu Director, Hugo Sousa, “também tem mais uma descida”.

São cerca de 4000 os atletas previstos, distribuídos pelas três provas que serão realizadas : Prova Principal, Mini e Corrida da Pequenada. Destas é obviamente a prova principal, que totaliza dez quilómetros de extensão, que tem mais inscritos. Hugo Sousa falou da sobreposição da data desta prova com a São Silvestre da Amadora, que também justifica a quebra de participantes em relação ao ano passado : “A data de 31 de Dezembro foi escolhida por limitações de calendário. Temos sempre de o fazer a um fim-de-semana, por causa dos constrangimentos na cidade de Lisboa”. Sendo o fim-de-semana anterior o de Natal e o anterior longe da mística da São Silvestre, Hugo Sousa e a sua equipa optaram pela data de 31 de Dezembro. Num acordo com a organização da São Silvestre da Amadora a prova foi desfasada do horário da São Silvestre vizinha, passando o evento em Lisboa para as 16:00, que permitirá também uma passagem de ano mais descansada para os participantes. Já existia a ideia de que a prova este ano poderia ter menos inscritos, pela sobreposição de data com a Amadora e dessa forma as inscrições não esgotaram como em anos anteriores.

DULCE FÉLIX TEM PAPEL DE DEFENDER MULHERES, HERMANO FERREIRA PAPEL DE APANHAR DULCE

Há um ano faziam-se apostas durante a conferência de imprensa sobre a disputa da Guerra dos Sexos. Na edição anterior Jéssica Augusto resistiu a Hermano Ferreira, que só viu a atleta já na recta da meta, já não a apanhando. Este ano Ricardo Ribas prontificou-se a pagar um café a Dulce Félix, sua companheira, para que a Guerra dos Sexos seja a favor dos homens. Este ano a diferença de 2.37 minutos é a que será utilizada entre a partida da prova feminina e a partida da prova masculina, o que facilita a tarefa de Hermano Ferreira, vencedor masculino há um ano, embora Dulce Félix esteja muito forte depois da sua medalha de prata no Europeu de Corta-Mato. “Não tenho tarefa fácil mas vou tentar dar a luta aos homens”, disse Dulce Félix relativamente à Guerra dos Sexos. Por seu lado Hermano Ferreira desafio Dulce Félix e considerou que a luta será interessante : “Este ano vou ter que conseguir passar a Dulce”.

Aliás a edição deste ano, a quarta, contará novamente com atletas de valia nacional, uma estratégia que no ver de Hugo Sousa vai mais de encontro à vontade do público, mas também de encontro ao orçamento para este evento. “Isto é uma festa popular e os atletas convidados são contratados para pertencerem à festa. Não pretendemos bater recordes e por isso não procuramos grandes estrelas”, considerou o Director do evento. Do lado feminino estão confirmadas Dulce Félix, Carla Salomé Rocha, Catarina Ribeiro, Daniela Cunha, Filomena Cunha e Marta Martins, enquanto que no sector masculinos estão confirmados Hermano Ferreira, José Ramos, Ricardo Ribas, Luís Feiteira, Tiago Costa, Emanuel Rolim, José Costa e Luís Mendes.

AS NOVIDADES DE 2011 PARA ANIMAR ÚLTIMO DIA DO ANO

A Organização considerou algumas novidades para este ano. O já referenciado percurso é uma dessas novidades, a que se juntam as partidas separadas por tempos, um desejo dos atletas que têm vindo a participar nesta prova. Existirão ainda bandas de música a animar a tarde lisboeta, para incentivar público e atletas. Também a distância da Mini passará dos três para os cinco quilómetros. Este ano será a Operação Nariz Vermelho a causa associada a este evento, particularmente à Corrida da Pequenada, prova destinada aos mais novos, dos 5 aos 11 anos. Toda a verba angariada na inscrição dos jovens atletas será exclusivamente para a Operação Nariz Vermelho. Será madrinha desta prova Jéssica Augusto, atleta que neste momento se encontra em pausa competitiva, com vista à preparação da Maratona de Londres, no próximo mês de Abril.

Outra das novidades é a Feira de Running que decorre no El Corte Inglés, onde serão levantados os dorsais. Vasco Pinto, representante do El Corte Inglés, considerou “que se justificava ter um espaço de running” por estes dias, onde estão presentes stands, entre outros, da Asics, a marca oficial do evento e da própria Organização.

29 DE DEZEMBRO SERÁ DATA DE SÃO SILVESTRE EM 2012

Numa situação que já tinha antes sido acordada, a prova no próximo ano voltará ao formato da disputa às 18:00, num Sábado, o último do ano. Essa poderá mesmo ser uma edição com um enorme salto qualitativo e quantitativo, dado que é estrategicamente mais bem posicionada no calendário, numa altura em que algumas provas de São Silvestre têm terminado.

Entretanto as inscrições para a edição deste ano continuam abertas até 30 de Dezembro, sexta-feira, sendo que o limite de inscrições, fixado em 5000 atletas, será dificilmente alcançado, face ao número de inscritos durante o dia de hoje. Para mais informações consulte oficial aqui.

Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto) e Marcelo Silva (foto)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2